Atletas, produtos exclusivos e conteúdo vendem mais e garantem o “feeling” da marca.
Quarto dia de aula e o Curso SURF5: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, que acontece na Escola de Educação Física da USP, recebeu Luiz Henrique Campos, o Pinga. Diretor de marketing da marca Oakley, Pinga tem um amplo conhecimento do mercado de surf e também do mercado de esportes no geral. Realiza ações de patrocínio e apoio em diversas modalidades dos esportes de ação e esportes olímpicos.
Luiz Campos focou a palestra na questão da importância da formação de atletas e conhecimento da história do Surf. O quanto iniciativas da mídia, no passado, ajudaram a formar os ídolos, a manter o “feeling” vivo. “A mídia especializada não está cooperando.” “A mídia é que fomenta.” Comentou Pinga, evidenciando o papel fundamental da mídia especializada de informar sobre o esporte, mas principalmente manter a história viva e também valorizar os novos personagens, eventos e iniciativas que mantenham o esporte no topo do desejo do público. Todos ganham.
O foco nas Olimpíadas de Londres e todo um trabalho para os jogos que acontecerão no Rio de Janeiro, em 2016, deixou clara a estratégia do marketing da marca que, junto a um trabalho político, visa o crescimento global da empresa em grandes níveis de atuação. O conceito focado na tecnologia para o esporte, onde os produtos ganham qualidade e patentes que lhes proporcionam exclusividade em todo o mundo, fazem da Oakley e de boa parte da indústria do Surf, um pólo de desenvolvmento científico para a alta performance de atletas.
Importante também foi a visão dos “key products” e campanhas, ligadas às ações com os “key brand ambassadors”, quando o assunto é imagem da marca. O planejamento das ações é pensando sobre plataformas como a produção de conteúdo para mídias e redes sociais, mas principalmente nos layouts e identidades que se cria para identificação do público com a marca, através de um produto e de um embaixador – o atleta. Vale também destacar as ativações nos eventos, para proporcionar experiências que se utilizem da interatividade para o público e que traga parceiros de peso, como montadoras e empresas de telefonia.
Mais uma vez, o auditório da USP estava cheio de estudantes curiosos e interessados no crescimento desse novo mercado. Uma vertente que proporciona oportunidades em muitas áreas e necessita de profissionais capacitados e amantes do Surf. Um denominador comum entre os palestrantes que já passaram pelo curso.
Leonardo Spencer foi o artista dessa exposição, mostrando o feeling dos momentos do Surf com as suas fotografias. Spencer se inspirou em sua própria experiência na Austrália, quando começou filmando e editando. Uma história que conciliou hobbie com profissão, fazendo Leonardo largar o Mercado Financeiro e trocar o vídeo pela foto. Um exemplo bacana, que mostra exatamente as possibilidades na área. A curadoria da Exposição Surf Art é de Fernando Bari do portal CabecaFeita.com. e vale lembrar que a cada aula, obras ficarão expostas, com a finalidade de ampliar a visão da cultura do Surf para os participantes.
Conheça o próximo palestrante (abaixo) da terça-feira, dia 29 de abril:
RICO DE SOUZA – “EVENTOS E PATROCÍNIOS”
O carioca Ricardo Fontes de Souza é uma lenda viva do surf brasileiro. Pioneiro do surf no Brasil, já foi atleta profissional, campeão nacional e idealizador da 1ª escola de surf nacional. Rico é shaper, empresário de sucesso e grande representante do fomento e desenvolvimento do esporte no país nas últimas décadas. Um dos homens mais influentes no assunto, Rico é a lenda viva do surf mundial.
As vagas são limitadas, mas é possível se inscrever para as próximas aulas ou mesmo para cada palestra individualmente. O curso acontece de 24 de abril a 19 de junho, sempre às terças feiras, das 19h às 21h30, na Escola de Educação Física e Esporte da USP.
Acesse o site: www.fluxexperiences.com.br para maiores informações. Confira também o perfil de quem estará na 5ª edição do curso de Administração, Marketing e Gestão de Negócios em Surf na página do IBRASURF: http://www.fluxexperiences.com.br/curso-de-surf-na-usp/programacao
SERVIÇO:
Curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios
Local: Escola de Educação Física da USP
Data: de 24 de abril a 19 de junho (sempre às terças-feiras)
Horário: 19 às 21h30
Informações: (11) 5052-5011 ou pelo email ibrasurf@fluxexperiences.com.br
por Renata Lopes
Confira abaixo algumas imagens de Renato Santana: