Surf em Pauta foi o tema de Rogério Boccuzzi no Curso Surf na USP

Tecnologia associada a produtos e comunicação é um marco na transformação do Surf.

O “Surf em Pauta” foi tema em mais uma palestra do Curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, que aconteceu ontem, na Escola de Educação Física da USP. Rogério Luiz Bocuzzi – graduado em Comunicação Social, com pós em Gestão de Marketing de Serviços, hoje ocupa o cargo de Gerente de Marketing da Quiksilver e foi o convidado do curso. Com uma vasta experiência no mercado Surf (atuou na Produtiva Editora/Revista Venice, Editora Abril/Super Surf, Trip Editora e Propaganda), Bocuzzi mostrou o panorama brasileiro no assunto comunicação para o Surf.

Rogério Bocuzzi falou das mídias impressa e eletrônica, segmentando as publicações, canais de televisão e pontuando o papel de cada um deles no universo Surf. Também colocou como ações realizadas são investimentos e parcerias, de acordo com os interesses das marcas. As redes sociais foram alvo de grande atenção na palestra. Rogério mostrou como a tecnologia está associada à escolha de ações, direcionamentos e estratégias de comunicação, no crescimento da marca. Como exemplo, a própria Quiksilver Brasil, que em 3 anos pulou de 4 mil para 210 mil fãs no Facebook. Para a marca internacional, esse número atinge hoje quase 2 milhões de pessoas.

Vale ressaltar que, o crescimento do Surf está interligado a esse avanço da tecnologia. A evolução dos equipamentos para alta performance, a precisão e acesso aos dados na previsão de swells pelo mundo, o transporte e principalmente a transmissão ao vivo dos eventos (que potencializa o alcance do esporte) são a certeza dessa evolução. Eventos como o “Eddie Aikau”, em 2007, bateram o número de um milhão e duzentas mil pessoas conectadas ao mesmo tempo. Desde os anos 90, o crescimento desse tipo de ação marca a nova era do Surf, em que o esporte se profissionalizou.

Licenciamento de produtos por empresas fora do segmento, mas desejosas pelo “lifestyle” do Surf também são comuns. Co-branding com montadoras e produtos que usam a imagem do esporte para chegarem perto de seus consumidores foram apontados por Rogério, como tendência no mercado

No Varejo, o palestrante falou da importância da Regionalização. Como os produtos devem ser pensados para cada clima, cada perfil, respeitando as características de cada local do Brasil. Hoje são 1.700 pontos de venda especilizados. Redes que criam seus próprios canais de comunicação e linhas de crédito para atrair seus consumidores, que chegam até 250 mil nomes cadastrados. Mas, Bocuzzi lembrou que um personagem é fundamental: “Eu acredito que o nosso consumidor já vai para a loja sabendo o que comprar.” Evidenciou que, aqui no Brasil diferente de outros mercados, o vendedor é peça-chave na venda e pode ser tendencioso, influenciando a compra.

“O principal concorrente das marcas é a pirataria.” Falou Rogério, explicando que as marcas não são competidoras diretas. Se o trabalho com, e para o Surf é bem feito, sem dúvida deve ser comemorado por todos. Que a falta de união, que existia, se perdeu, o que reflete a falta de dados mais precisos para o número de surfistas existentes no país.

Rafael Escudeiro foi o nome da exposição dessa noite. Em formas orgânicas, Rafael revela elementos ligados à cultura Surf e flui em cores e movimento. A curadoria da Exposição Surf Art é de Fernando Bari do portal CabecaFeita.com. e a cada aula, obras ficarão expostas, com a finalidade de ampliar a visão da cultura do Surf para os participantes.

Conheça o próximo palestrante (abaixo) da terça-feira, dia 19 de junho:

DIMITRIUS TUCANO – “VAREJO E FRANCHISING”

Dimitrius Ângelo Nassyrius, o Tucano, é surfista, empresário e proprietário da rede de lojas Star Point. Fundada em 1982 pelo empresário, ela é pioneira no segmento de varejo de surfwear no Brasil.

As vagas são limitadas, mas é possível se inscrever para as próximas aulas ou mesmo para cada palestra individualmente. O curso acontece de 24 de abril a 19 de junho, sempre às terças feiras, das 19h às 21h30, na Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Acesse o site: www.fluxexperiences.com.br para maiores informações. Confira também o perfil de quem estará na 5ª edição do curso de Administração, Marketing e Gestão de Negócios em Surf na página do IBRASURF: http://www.fluxexperiences.com.br/curso-de-surf-na-usp/programacao

SERVIÇO:
Curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios

Local: Escola de Educação Física da USP
Data: de 24 de abril a 19 de junho (sempre às terças-feiras)
Horário: 19 às 21h30
Informações: (11) 5052-5011 ou pelo email ibrasurf@fluxexperiences.com.br

por Renata Lopes

Confira abaixo algumas imagens de Renato Santana:


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