Palestra revela importantes fatos do surf brasileiro e mundial desde o seu primórdio
Uma viagem no tempo. Foi dentro deste clima que aconteceu a terceira aula do curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, realizada na última terça-feira, 25 de março, no auditório da Escola de Educação Física e Esporte, na USP – Universidade de São Paulo. Reinaldo Andraus, pioneiro no surf paulista, mais conhecido como Dragão, foi o palestrante e explanou com muito domínio e conhecimento a história do esporte desde o seu começo até os dias de hoje.
Segundo Andraus, para todo e qualquer empreendimento, a história serve de fundamento para um futuro melhor. “É importante conhecer o passado, saber o percurso, o caminho que foi feito até aquele ponto e olhar para frente. Assim, é possível partir para vôos mais altos, construídos em cima da base histórica, que é o alicerce para tudo”, afirma o empresário e colunista de sites e revistas de surf.
O curso acontece todas as terças-feiras e tem como objetivo capacitar e atualizar profissionais para atuar nos negócios e atividades ligadas ao esporte. Reinaldo Andraus aposta na iniciativa. “Trazer para uma instituição como a USP, um curso deste nível, abordando o surf com essa profundidade, com todos os palestrantes convidados, na hora que cada um completar todo esse trajeto terá algo incrível. Será um marco na história do surf brasileiro e vai ajudar a desenvolver esse futuro que buscamos”.
O empresário Paulo Serra vive esta expectativa. Depois de trabalhar em grandes empresas no Brasil e no exterior, resolveu abrir mão da segurança para se arriscar na realização de um sonho. “Eu trabalhei por quase 20 anos numa multinacional com desenvolvimento de produtos em vários países e resolvi largar tudo isso. Desde quando ganhei minha prancha, com 10 anos de idade, já sonhava em trabalhar com alguma coisa relacionada ao surf e chegou a hora”.
Há mais de um ano, ele lançou a sua própria marca. “Em novembro de 2006 decidi mudar minha carreira, fazer uma outra história de vida. Então, criei a SurfClass, que tem um conceito de um surfwear mais clean, com uma proposta diferente”, explica Serra, de 45 anos. A empresa está baseada em São José dos Campos, mais está vindo para São Paulo. “Estamos montando uma estrutura na capital”, diz.
Sobre a aula dada por Dragão, Serra comemora. “Foi simplesmente magnífica. Não tenho palavras para dizer, ainda mais porque ele me remete, até pela proximidade da idade, as coisas da minha infância, da minha juventude. Ele tem um conhecimento impar, é uma bibliografia viva do surf. O Reinaldo foi brilhante na exposição”.
Na próxima palestra, terça-feira, dia 01 de abril, a professora Flávia Bastos falará sobre Administração Esportiva. O curso tem a carga horária de 42 horas, com duração de 14 semanas. Mais informações no site www.fluxexperiences.com.br ou pelo telefone (11) 3091-3182.
O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios é uma realização do Ibrasurf (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf) e USP (Universidade de São Paulo). Apoio: Star Point, William Woo, Fama Assessoria e Yamaai.
Programação:
01/4 – Administração esportiva – Profª. Flávia Bastos (USP)
15/4 – Economia e plano de negócios – José Carlos Brunoro
22/4 – Marketing esportivo – Prof. Michel Mattar (USP)
29/4 – Marketing no surf – Ronald Fincato Lumbra
06/5 – Patrocínio e ativação de marcas – Claudio Martins de Andrade
13/5 – Turismo esportivo e organização de eventos – Prof. Mauricio Ferro (Univali)
20/5 – Escolas de surf – Alexandre Zeni
27/5 – Legislação e direito esportivo – Prof. Luiz Felipe Santoro
06/6 – Mídia, arte e cultura surf – Romeu Andreatta
10/6 – Ética, responsabilidade social e ambiental – Prof. Flávia Bastos e convidados
Serviço:
Curso: Surf – Administração, Marketing e Gestão de Negócios
Carga Horária: 42 horas
Datas (todas às terças-feiras)
Início: 11 de março
Término: 10 de junho
Horário: das 19 às 22 horas
Local: Auditório da Escola de Educação Física e Esporte, na USP
Informações: | IBRASURF www.fluxexperiences.com.br (11) 3091-3182 |