A Universidade de São Paulo, a USP, recebe nesta terça-feira a quinta edição do Curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios realizado pelo Ibrasurf.
Assim como na edição passada, este ano de 2012 conta com a presença de exposições de Surf Art durante o curso, apresentando aos inscritos obras de arte relacionadas ao esporte com muita personalidade, estilo e altas ondas. A organização das exposições e curadoria fica por conta do portal cabecaFeita.com, especializado em Surf Art trazendo surf artistas com muita expressão para colorir ainda mais o evento.
A primeira exposição começa dia 24 de abril com o artista Vinicius Parisi retratando o surf de forma original com sua mistura diversificada de cores e traços, resultando em uma arte compatível principalmente com pranchas de surf.
Sobre o artista
Frequentador da praia da Riviera de São Lourenço, começou a pegar onda desde cedo aos 12 anos de idade, e já tomando interesse pelas arte – “Sempre tive o gosto pelo desenho, desde pequeno já rabiscava cadernos e carteiras da escola. A arte nas pranchas surgiu depois do conselho de um amigo, dono de escola de surf, que se interessou pelos meus trabalhos.”- revela Vinicius Parisi.
Sua técnica consiste no uso de canetas permanentes para a produção das arte, e além de telas, sua especialidade são as pranchas de surf – “Decidi ir atrás dos materiais necessários e das principais referências na área. Depois da primeira prancha feita não demorou para aparecer novas oportunidades. No embalo estou desenvolvendo alguns trabalhos na área de design, curso que faço atualmente.” – diz o artista.
Seu trabalho ganhou força e aprimoramento da técnica quando começou a desenvolver desenhos e artes nas pranchas Surfavel Surfboards, onde seu trabalho foi levado mais à sério, ganhando proporção profissional e postura do artista.
Estudante do curso de Design de Produto na Faculdade Mackenzie, Vinicius reforça seus estudos com bastante leitura sobre artes. A relação com o design é notável em sua arte, revelando formas geométricas e a simetria dos traços com as pranchas que pinta. Na faculdade, encontrou a parceria de seu amigo Pedro Henrique, estudante de Design Gráfico, formando um estúdio de design denominado Barong – ” É Deus Bali que representa paz, luz e deixa as coisas ruins longe. No país de origem, a Indonésia, onde a diversidade de línguas e religiões são enormes, trazendo característica única para esse povo, me inspirou a colocar este nome, além da influência em meus trabalhos.” explica o artista.
Técnica e estilo
A principal técnica utilizada pelo artista são as canetas permanentes, misturadas com tinta spray – “Utilizo canetas a base d’agua e sprays para pinturas em pranchas de surf. Gosto muito de pinturas com bastante contraste, cores fortes e pretos marcantes.” diz Vinicius.
Os temas predominantes na arte de Vinicius Parisi são essencialmente elementos como peixes, ondas, linhas abstratas, grafites e caveiras, e quando possível o artista faz a união desses elementos. A inspiração para a arte de Vinicius vem de culturas antigas indígenas, além de países como Indonésia e Hawaii, soando como uma releitura moderna de traços ancestrais.
Para saber mais sobre Vinicius Parisi
Para saber mais sobre o Curso Surf – USP
Para saber mais sobre Surf Art