USP promove curso sobre Surf

 Dimitrius Tucano realiza palestra para 100 participantes

A prática do surf ganha espaço para além das ondas. Com o crescimento do mercado mundial, a modalidade iniciada por reis taitianos em 900 D.C. gera, atualmente, milhões de empregos ao redor do mundo. No Brasil, só o surfwear movimenta um faturamento anual na ordem de pelo menos R$ 2,5 bilhões. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), os segmentos relacionados à moda praia representam 15% da indústria têxtil nacional.

Para entender este mercado que envolve outras oportunidades de negócios, a USP – Universidade de São Paulo, iniciou na última terça-feira, dia 11 de março, o curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios. Com a realização do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf (IBRASURF), em parceria com a Escola de Educação Física e Esporte da USP, o curso terá a carga horária de 42 horas, com duração de 14 semanas.

Na primeira aula, 100 pessoas confirmaram o interesse de participar. “Ficamos muito felizes com a procura e isso prova que o mercado está crescendo, que tem muita gente querendo se qualificar para trabalhar no mercado”, comenta Alexandre Zeni, diretor do IBRASURF, que avisa. “A USP prorrogou as inscrições até a próxima terça-feira, dia 18. Quem ainda quiser, pode entrar em contato”.

Durante as 14 semanas, profissionais de sucesso do segmento e professores da universidade ministrarão palestras abordando diversos assuntos. “Nosso objetivo é trocar experiência sobre o mercado como administração, marketing e gestão de negócios. Queremos trazer informações para quem está começando a se envolver nesta área e também para quem já está atuando”, completa Zeni.

A abertura do curso contou com a palestra do empresário Dimitrius Nassyrios, conhecido por Tucano. Com 20 anos de mercado, administrando sua rede de lojas Star Point, Tucano falou sobre: Surf – administração e marketing no mercado atual. “Me entregaram uma lista de assuntos para apresentar e eu procurei seguir o currículo. Trouxe uma ferramenta de administração de negócios que aplico há 15 anos. Apresentei o que é uma empresa plena e a visão de futuro que precisa ter para abrir o seu negócio, antes de coloca-lo em prática”.

Sobre o curso, o empresário parabeniza a iniciativa. “Essas palestras serão de uma contribuição enorme, principalmente pelo fato de não termos hoje nada no mercado com este propósito. Acredito que falta uma base de informação para ser multiplicada para pessoas que queiram desenvolver um negócio baseado no surf”.

Na busca por essas informações está Cynthia Oliveira Pereira, de 29 anos. Formada em Administração de Empresas e Educação Física, ela espera colher o que precisa. “Achei bastante interessante a proposta do curso e quero aprender um pouco mais sobre este segmento, principalmente no que diz respeito à marketing, eventos e também como funciona um campeonato. É um mercado bem amplo”.

Trabalhando em Auditoria, Cynthia cursa pós-graduação em Administração em Marketing Esportivo, na Gama Filho, e confessa que um dia irá encarar as ondas. “Quero aprender a surfar, mas não tenho tempo”, diz ela que costuma freqüentar, de vez em quando, as praias de Caraguatatuba e Santos. “Pretendo um dia entrar numa escolinha. Até comprei uma prancha com um amigo, mas até agora, só ele usou”.

Na próxima terça-feira, o professor da USP Vinicius Lopes abordará o assunto Empreendedorismo. Quem ainda deseja ingressar no curso deve se apressar. As inscrições encerram no dia 18 e podem ser feitas no Serviço de Cultura e Extensão da Escola de Educação Física e Esporte da USP, no endereço Avenida Prof. Mello Moraes, 65 – SP. Mais informações no site www.fluxexperiences.com.br ou pelo telefone (11) 3091-3182.

Programação:
 
11/3 – Surf: administração e marketing no mercado atual – Dimitrius Nassyrios Tucano
18/3 – Empreendedorismo – Prof. Vinicius Lopes (USP)
25/3 – História do surf no Brasil e no mundo – Reinaldo Dragão Andraus
01/4 – Administração esportiva – Prof. Flávia Bastos (USP)
15/4 – Economia e plano de negócios – José Carlos Brunoro
22/4 – Marketing esportivo – Prof. Michel Mattar (USP)
29/4 – Marketing no surf – Ronald Fincato Lumbra
06/5 – Patrocínio e ativação de marcas – Claudio Martins de Andrade
13/5 – Turismo esportivo e organização de eventos – Prof. Mauricio Ferro (Univali)
20/5 – Escolas de surf – Alexandre Zeni
27/5 – Legislação e direito esportivo – Prof. Luiz Felipe Santoro
06/6 – Mídia, arte e cultura surf – Romeu Andreatta
10/6 – Ética, responsabilidade social e ambiental – Prof. Flávia Bastos e convidados

Serviço:
Curso: Surf – Administração, Marketing e Gestão de Negócios
Carga Horária: 42 horas
Datas (todas às terças-feiras)
Início: 11 de março
Término: 10 de junho
Horário: das 19 às 22 horas
Local: EEFE-USP

Informações: IBRASURF
www.fluxexperiences.com.br
(11) 3091-3182


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