Desde a iniciação no esporte, todo surfista desenvolve uma relação de amor com sua prancha. Há até que dê nome próprio para seu equipamento, outros escolhem a prancha mágica no quiver e depositam nela toda confiança na hora de uma competição.
O universo das pranchas foi assunto nesta segunda-feira, 14 de junho, no curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, na Escola de Educação Física e Esporte da USP. Marco Aurélio Lopes, da Surface, foi o convidado.
Responsável pela área técnica e comercial da fábrica, Marquinhos comandou um bate papo com os alunos sobre o dia a dia da empresa, destacando todo o processo de produção das pranchas.
O shaper da Surface é Luciano Leão, responsável pela criação da máquina DSD (Digital Surfboard Design), que permite a construção de pranchas com precisão através de um software. O processo começa com um modelo tridimensional do shape no computador, no qual pode-se verificar todo aspecto da prancha, do outline às bordas e rocker.
Com o design feito, a máquina esculpe cerca de 80% da prancha, deixando o acabamento final na mão do shaper. Esse processo completo leva cerca de uma hora e economiza tempo e trabalho, já que o processo tradicional, onde o shaper faz toda a criação manualmente, leva de 4 a 5 horas.
A DSD existe há 15 anos e está presente em diversos países, tendo sido adotada por grandes shapers internacionais, como Al Merrick, Matt Boilos (Lost), Erik Arakawa e outros. A máquina permite que pranchas de diversas marcas sejam comercializadas em uma única fábrica, como acontece na Surface.
Além das pranchas do Luciano Leão, a fábrica trabalha com modelos Simon Anderson, JS, Chilli, Matt Biolos (Lost), Erik Arakawa, Al Merrick e M10, além da Ohana Pupo, do surfista profissional e shaper Wagner Pupo.
Pelo direito de vender estas marcas, a fábrica assume o compromisso de qualidade e exclusividade aos outros shapers. Uma prancha jamais pode ser feita com as medidas de uma JS, por exemplo, se a seda for Surface. A empresa também paga royalities por cada prancha vendida.
E diante de todos esses grandes profissionais atuando no mercado internacional, Marquinhos garante que há espaço para novos shapers, basta ter qualidade e dedicação aos seus produtos.
Na próxima semana, o convidado é Sidão Tenucci, criador da Ocean Pacific (OP), com o tema “Surfwear Brasileiro – História e Atualidades”.
Quem não está inscrito no curso completo, pode participar de aulas avulsas. Se você tem interesse de assistir a uma das aulas do cronograma, entre em contato com o Ibrasurf pelo telefone (11) 5052-5011 ou pelo email ibrasurf@fluxexperiences.com.br e reserve sua vaga.
O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios é uma realização do Ibrasurf e da EEFUSP Junior e conta com apoio da Confederação Brasileira de Surf, Star Point e William Woo.