Universidade de São Paulo respira Surf

 Curso voltado para a modalidade reúne profissionais de diversos segmentos.

 Desde o dia 11 de março, a Universidade de São Paulo – USP, vem reunindo todas as terças-feiras, a partir das 19 horas, uma turma apaixonada e interessada pelas ondas. O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios surpreendeu a todos, lotando o auditório da Escola de Educação Física e Esporte. Atletas, professores de escolas de surf, fabricantes de pranchas, empresários da mídia e do mercado de surfwear, entre outros profissionais de diversos segmentos participam assiduamente das palestras.

 Até o momento, vários temas foram abordados. Entre os palestrantes, empresários bem sucedidos do mercado e professores da USP colaboram com seus conhecimentos e experiências da vida profissional. “A idéia de trazer pessoas de fora do segmento é justamente para termos a oportunidade de ouvirmos um pouco da vivência de cada um e servir de lição para nós que trabalhamos voltados para o surf”, explica Alexandre Zeni, idealizador e organizador do curso.

 “O conteúdo está dentro do que eu esperava. O pessoal do surf falando mais da parte prática e de experiências vividas no ramo de cada um. E os outros convidados tratando sobre esportes de uma maneira geral, de administração e de marketing”, continua Zeni que comemora a procura. “Quando o programa foi montado, esperávamos de 35 a 40 pessoas e tivemos 109 inscritos, surpreendendo a todo mundo. Os próprios professores da USP comentaram. Isso mostra que o surf é uma modalidade grande, que tem mercado, praticante, consumidor e gente querendo se profissionalizar, obter informação”.

 Entre eles está Alexandre Grotkowsky Villas Boas, de 33 anos. Estudioso nato, ele se formou em administração de empresas pela PUC-SP, fez pós-graduação na FGV-SP, em comércio exterior produtos e serviços, e concluiu MBA em marketing pela ESPM. Antes, aos 18 anos, se tornou piloto civil. “Esse curso me trouxe uma bagagem incrível de conhecimentos físicos, químicos, meteorológicos, matemáticos e tudo mais. Minha outra paixão é a aviação”, afirma. Se no céu, ele gosta de voar, no mar, são as ondas que movem o seu coração.

 “Respiro surf por onde posso, até no trabalho. Minha vida pessoal é só surf, e minha família aprendeu ao longo do tempo a respeitar, admirar e apoiar este vínculo com as ondas, oceanos e natureza”. E foi justamente a sua relação forte com o esporte que ele se inscreveu no curso. “Eu adoro aprender, e quando percebi que havia um curso dentro da USP, corri e me matriculei. Tenho certeza que este é o primeiro de muitos outros que serão realizados, porque o mercado do surf comporta e demanda profissionais com vivência na modalidade e com preparo acadêmico, que entendo ser fundamental para a competição no mundo corporativo”.

 Dentro desta visão, Alexandre, gerente de marketing e desenvolvimento de produtos de uma indústria nacional de cosméticos, a PAYOT, espera levar alguma experiência para onde trabalha. “Este curso amplia horizontes antes de tudo. E estudar com os amigos na USP não tem preço. Principalmente para quem compreende a história do surf no Brasil. Isso me traz auto-estima e autoconhecimento, me motiva e me torna feliz. Um profissional motivado é capaz de muitas coisas além das expectativas tradicionais”.

 Entre os palestrantes, Villas Boas vibrou com as histórias de três participantes. “A trilogia Tucano, Alfio e Dragão foi demais. A experiência de cada um se complementa, é a história viva do esporte e do mercado. E isso foi outro motivo para estar aqui. Vi com ótimos olhos a equipe docente do curso, que até então eram "figurinhas" dos meus álbuns prediletos da minha infância e adolescência”. E não esconde o anseio para a próxima aula. “Estou ansioso também para conhecer os irmãos Lumbra”.

 Na próxima terça-feira, dia 29 de abril, o assunto será sobre Marketing no Surf. O palestrante convidado é Ronald Fincato Lumbra, um dos sócios da Lumbras Ohara Comunicação. O curso tem no total, a carga horária de 42 horas, com duração de 14 semanas. Mais informações no site www.fluxexperiences.com.br ou pelo telefone (11) 3091-3182.

 O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios é uma realização do Ibrasurf (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf) e USP (Universidade de São Paulo). Apoio: Star Point, William Woo, Fama Assessoria e Yamaai.

Programação:
 
29/4 – Marketing no Surf – Ronald Fincato Lumbra
06/5 – Patrocínio e Ativação de Marcas – Claudio Martins de Andrade
13/5 – Turismo Esportivo e Organização de Eventos – Prof. Mauricio Ferro (Univali)
20/5 – Escolas de Surf – Alexandre Zeni
27/5 – Legislação e Direito Esportivo – Prof. Luiz Felipe Santoro
03/6 – Mídia, Arte e Cultura Surf – Romeu Andreatta
10/6 – Ética, Responsabilidade Social e Ambiental – Prof. Flávia Bastos e convidados

Serviço:
Curso: Surf – Administração, Marketing e Gestão de Negócios
Carga Horária: 42 horas
Datas (todas às terças-feiras)
Início: 11 de março
Término: 10 de junho
Horário: das 19 às 22 horas
Local: Auditório da Escola de Educação Física e Esporte, na USP

Informações: IBRASURF
www.fluxexperiences.com.br
(11) 3091-3182

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