Se em alguns aspectos o Surf ainda tem muito que evoluir, existe um quesito no qual estamos a anos luz à frente de outras modalidades: é um esporte altamente ligado a Internet.
A transmissão dos campeonatos online, o resultado imediato das competições e a previsão das ondas na web nos trouxeram grandes avanços.
A “Tecnologia e Mídia no Surf” foi o tema abordado por Mano Ziul, na quarta aula do curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, promovido pelo Ibrasurf na Escola de Educação Física e Esporte da USP.
Diretor da Association of Surfing Professionals e proprietário da Beach&Byte, responsável pela transmissão e divulgação de notas dos principais campeonatos do mundo, ele é um pioneiro no mundo do Surf e exemplo para qualquer esporte.
Quando começou a trabalhar com eventos de Surf, nem impressora existia e os resultados de cada bateria eram copiados a mão e divulgados um mês depois nas revistas especializadas.
Em 1990, Ziul entrou para a ASP e desde então tem como principal objetivo transformar para melhor a imagem do surf, que inicialmente era mal visto pela sociedade.
Graças ao sistema criado por ele, hoje o julgamento dos campeonatos tem credibilidade, as notas saem na hora, para todos que tiverem assistindo o evento ao vivo, e ninguém mais duvida do mérito do campeão.
De acordo com Mano Ziul, todos os profissionais envolvidos com o Surf tem uma missão para os próximos dez anos: educar, explicar e divulgar.
Educar e explicar, para que todos conheçam o Surf e entendam suas regras, seu sistema de julgamento, suas variáveis naturais e outras características exclusivas do nosso esporte. E divulgar, para que cada vez mais pessoas, de diferentes públicos, se associem ao Surf.
Para ele, falta afinidade da mídia padrão brasileira com o esporte. Para que estes veículos, “viciados” em futebol, abram espaço, é necessário um trabalho intenso dos profissionais do Surf, principalmente para desmistificar a ideia de que este é um esporte de nicho.
Por outro lado, a mídia brasileira especializada está de parabéns, segundo Mano Ziul, devido a profissionais altamente preparados e informados.
E a tecnologia está a serviço das ondas, com campeonatos online perfeitos para o formato da internet, número expressivo de espectadores e noticias, vídeos e fotos em tempo real.
Na próxima semana, o convidado do curso é Luis Henrique Pinga, chefe de equipe da Oakley, com o tema “Marketing no Surf”.
Quem não está inscrito no curso completo, pode participar de aulas avulsas. Se você tem interesse de assistir a uma das aulas do cronograma, entre em contato com o Ibrasurf pelo telefone (11) 5052-5011 ou pelo email ibrasurf@fluxexperiences.com.br e reserve sua vaga.
O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios é uma realização do Ibrasurf e da EEFUSP Junior e conta com apoio da Confederação Brasileira de Surf, Star Point e William Woo.
Crédito das fotos: Livia Mathias