A aula desta segunda-feira, 21 de junho, no curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, foi diferente de todas as outras já ministradas. Nada de técnicas, teorias e dados atuais sobre o mercado. A aula foi sobre a amizade e o amor ao Surf.
Sidney Luiz Tenucci Júnior, mais conhecido como Sidão, foi o convidado da noite para palestrar sobre Surfwear. Quando começou a falar, a turma logo percebeu que a história do fundador da OP, primeira marca de surf do país, se confunde com a própria história do esporte no Brasil.
Considerado por muitos profissionais como o pai do Mercado de Surf, Sidão começou a surfar em 1968, quando o esporte praticamente não existia por aqui. Como ele mesmo explica, foi o coração que o levou a começar a pegar onda e ele logo percebeu que queria viver do Surf.
Diante desta certeza, fundou a Ocean Pacific (OP) no Brasil. E enquanto o chamavam de louco, ele já tinha noção do potencial que o mercado poderia alcançar. O “surfista vagabundo” se mostrou trabalhador e a marca foi líder durante quase 20 anos, simplesmente porque preenchia uma necessidade de roupas e acessórios que traduzissem o estilo de vida do esporte.
Sidão afirma que investir no Surfwear foi a ferramenta encontrada por alguns surfistas para viver de sua paixão. Companheiros de outside, que tantas vezes dividiram as ondas juntos, seguiram caminhos parecidos e iniciaram o mercado de surf como conhecemos hoje no Brasil.
Com a OP, vieram os primeiros grandes campeonatos de Surf no país, os festivais, classificados pelo próprio Sidão como “Woodstocks do Surf”. Em 1985, a Praia da Joaquina, em Florianópolis sediou o 1º OP Pro, com recorde de inscritos, público e premiação e colocou de vez Santa Catarina no mapa do surf nacional. E foi ali, durante aquele evento, que um grupo de amigos idealizou o Circuito Profissional Brasileiro.
Após o boom dos anos 80, a OP passou por dificuldades e ficou por um tempo de fora dos holofotes. Mas, como diz Sidão, o sonho continua e a marca ensaia sua retomada, valorizando 100% o verdadeiro espírito do Surf.
Sidão Tenucci, formado em Jornalismo pela USP, tem uma outra paixão: escrever. Além de colunista no site Waves, já publicou dois livros, o Almaquatica e O Surfista Peregrino. O primeiro é uma união de fotografia, poesia e design gráfico. Já o segundo, um tanto biográfico, conta a saga de um surfista ao redor do mundo.
E como explicar essa história emblemática de sucesso? A resposta vem do próprio Sidão Tenucci: o amor pelo surf justifica tudo.
Na próxima segunda-feira, 28 de junho, acontece a ultima aula desta edição do curso, com participação de Rogério Lalau (Contábil Sumaré e CS Team) e Robson Careca (Projeto Mão na Borda) abordando o tema “Legislação e Responsabilidade Social”.
Quem tiver interesse em participar da aula pode entrar em contato através do email ibrasurf@fluxexperiences.com.br ou pelo telefone (11) 5052-5011 e reservar sua vaga.
O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios é uma realização do Ibrasurf e da EEFUSP Junior e conta com apoio da Confederação Brasileira de Surf, Star Point e William Woo.
Onde encontrar os livros:
Almaquatica (Sidão Tenucci, Klaus Mitteldorf e David Carson) – Livraria Fnac (www.fnac.com.br)
O Surfista Peregrino (Sidão Tenucci) – Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br).