Especialista na maior onda de maré do mundo falou sobre sua experiência na pororoca, liderança e gestão de RH
A última aula do curso “Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios”, realizado pelo Ibrasurf na USP contou com a participação de Sérgio Laus, especialista na maior onda de maré do mundo, a Pororoca.
O recordista mundial nessa modalidade do surf já realizou nos últimos 12 anos 70 expedições ao rio Araguari, onde acontece a maior pororoca do Brasil e uma das maiores do mundo. Serginho explicou que o fenômeno não é resultado de um encontro de águas, como muitos pensam. “A pororoca não é o encontro do rio com o mar. Ela é uma onda de maré, fortemente influenciada pela lua. Esse espetáculo acontece nas luas Nova e Cheia e em períodos de chuva, em especial no inverno”.
Em 2012, Laus lançará um projeto inédito, chamado “Odisséia na Amazônia”, que tem como objetivo promover cultura, educação e ciência através do esporte e da Pororoca. Segundo o surfista, é um projeto grandioso e que precisará de recursos para ser viabilizado.
“É um projeto de R$1,2 milhão e por isso precisamos de apoiadores. É um trabalho complexo, composto por uma grande equipe responsável por fatores fundamentais para a realização dessa Odisséia. Além da preocupação com a execução do projeto, temos ainda que conseguir apoio de governos e empresas de fora do segmento surf, pois essas raramente investem nesse tipo de atividade”, afirma.
Além de difundir essa modalidade esportiva, ele ainda quer reforçar a importância do turismo sustentável e da preservação da cultura local e da natureza, que proporciona esse espetáculo natural.
Sérgio Laus surfou a Pororoca pela primeira vez há mais de uma década e garante que foi amor à primeira descida.
“Eu me encantei. Em uma onda normal, no mar, o surfista fica em média oito, dez segundos. Na primeira onda que surfei na Pororoca fiquei 16 minutos em cima da prancha. É uma sensação maravilhosa, você tem tempo de aproveitar aquilo, de analisar seu surf, de desfrutar essa sensação”.
O surfista já ilustrou até as páginas do Guiness Book, o famoso livro dos recordes. Laus registrou seu nome por ter surfado a onda mais longa do mundo em 2005 e 2009 e neste ano, superou seus limites.
“Meu número mais expressivo era ter surfado a Pororoca durante 33 minutos e ter percorrido 11 quilômetros e 800 metros, o que foi registrado pelo Guiness. Em março deste ano, quando ocorreu a super lua, eu surfei 23 quilômetros. Foram mais de 70 minutos em cima da prancha, mas o índice não foi homologado pois estávamos sem o gps”, conclui.
Além de compartilhar suas aventuras surfando na selva, Laus também explicou a importância de contar com uma equipe bem preparada, disposta e capacitada para realizar tais façanhas. “Com certeza os recursos humanos envolvidos são fundamentais para o sucesso do projeto, e por isso precisamos conhecer bem as características de cada pessoa, que vão desde governadores até a população ribeirinha, passando por surfistas profissionais, pilotos e mídia. E cabe ao líder saber como se comunicar com cada um e como coordenar personalidades completamente distintas para o bem maior que é o sucesso das expedições”, completa Laus, provavelmente o maior conhecedor de pororocas do planeta.
Ibrasurf
Como parte da política de Responsabilidade Social do Ibrasurf, foi realizada uma campanha do agasalho onde as doações serão destinadas a um projeto social de escola de surf no litoral norte paulista. Aos alunos foram sorteados uma prancha Waterclassic e três obras do acervo CabeçaFeita gentilmente cedidas pelos artistas Paula Marina, R. Angélia e Erick Wilson, além de uma roupa de borracha doada pela Star Point e um livro Surfando na Selva do aventureiro Sergio Laus.
Os alunos receberam o certificado de conclusão do Curso e para celebrar o sucesso do evento foi realizado um coquetel de confraternização oferecido pela galeria Alma do Mar, localizada na Vila Madalena, com o artista Rafael Veiga produzindo arte ao vivo no local.
O curso “Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios” é uma realização do Ibrasurf em parceria com EEFE-USP Jr, Star Point, CBS, FPS, 2ocean, Water Classic e CabeçaFeita.
A próxima edição acontece em 2012 e você confere as novidades no www.fluxexperiences.com.br
Michele Barcena