Empreendedorismo, legislação, aspectos contábeis e responsabilidade social estiveram entre os temas apresentados no curso.
A oitava aula do curso “Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios”, realizado pelo Ibrasurf na USP contou com a participação do esportista e diretor financeiro da Contábil Sumaré (especializada no atendimento a atletas) Rogério Rodrigues e também de Robson Careca, responsável pelo Projeto Social Mão na Borda, que oferece surf adptado a pessoas com deficiência física e/ou psicomotora.
No mercado contábil há mais de uma década, “Lalau”, como é conhecido, destacou a sólida condição econômica do país e a característica empreendedora do brasileiro, que o coloca em um patamar diferenciado em relação a outros países.
“Segundo pesquisa realizada em 2010 pelo Sebrae, aproximadamente 17,5% da população brasileira tem seu próprio negócio, o que torna o Brasil o primeiro no ranking do empreendedorismo mundial”, explica Rogério.
Para o especialista, que também é manager da CS Team, equipe formada por renomados atletas de boardsports, como wakeboard, skate e surf, o grande problema do país continua sendo a elevada carga tributária, que dificulta a vida dos empresários e também dos trabalhadores.
Ele explica que há diversas maneiras de abrir a própria empresa no país, mas que os interessados devem avaliar bem as possibilidades junto a um contador para evitar complicações com a Receita.
“A empresa contábil é fundamental para abertura, crescimento e perpetuação das empresas. São necessárias noções de administração, direito e economia. Além disso, quem deseja constituir o próprio empreeendimento, deve conhecer bem as regras para escolher a que melhor se adapta, como o MEI, a empresa Ltda, entre outras formas”.
Outro ponto destacado por Lalau é a importância da utilização de recursos de marketing para a empresa, seja ela de qualquer área de atuação.
“Além do profissionalismo necessário, para ter bons resultados com a empresa é fundamental utilizar recursos de marketing para tornar seu negócio conhecido e consequentemente atrair novos clientes. Criação de site, ações em redes sociais e até mesmo envio de relatórios bem elaborados favorecem a comunicação e a exposição da empresa. Isso vale também para os atletas”.
Quem também esteve no “Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios” foi Robson Careca, que pratica o surf adaptado e leva esse meio de interação social a centenas de outras pessoas que tem deficiência física ou psicomotora.
Vítima de um acidente automobilístico (em que estava no banco traseiro) em 1995, Robson é responsável pelo Projeto Mão na Borda, que tem como objetivo a inclusão dessas pessoas ao esporte, ao lazer e ao contato com a natureza, proporcionados através da prática do surf.
“Eu sempre quis voltar para o mar, mesmo que de forma adaptada. Montei esse projeto para promover a qualidade de vida a essas pessoas que tem limitações e também seus familiares, que sempre os acompanham”, explica Careca.
Robson também desenvolve o turismo adaptado, que visa promover a igualdade através da inclusão e da responsabilidade social. Tudo isso com muita dedicação, carinho e conhecimento.
“Eu perdi os movimentos das pernas, mas felizmente não perdi o movimento da mente”, conclui Careca.
Exposição Surf Art: Paula Sgarbi e Fernando Bari
Os ambientes e momentos retratados por Paula Sgarbi recebe intervenções artísticas de Fernando Bari, objetivando a busca e a compreensão da arte, transitando por diversas técnicas onde, basicamente englobam Fotografia, Aquarela, Papel e lápis, lápis de cor e computador.
O convidado da próxima semana, é o Felipe Silveira CEO da Rip Curl no Brasil
Serviço:
O que: Curso “Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios”, uma realização do Ibrasurf em parceria com EEFE-USP, Junior Star Point, CBS, FPS, 2ocean e Water Classic
Quando: de 03/05 a 05/07 às terças-feiras, das 19h às 21h30 e transmissão ao vivo pela internet
Onde: Escola de Educação Física e Esporte da USP
Quanto: Aulas Avulsas – R$70 (cada)
As inscrições podem ser feitas através do site do IBRASURF (www.fluxexperiences.com.br) e as vagas são limitadas.
Mais informações pelo telefone (11)5052-5011
Email: ibrasurf@fluxexperiences.com.br
Por Michele Barcena