Profissionais aprovam o curso de Mercado de Surf na USP

O Instituto Brasileiro de Surf (Ibrasurf) apresentou em 2009 a segunda edição do curso Surf:Administração, Marketing e Gestão de Negócios, realizado em parceria com a Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Ao total, foram 12 aulas e palestras com grandes nomes de sucesso do mercado brasileiro. “A ideia do curso é proporcionar informação para o pessoal que quer trabalhar ou já trabalha no mercado de surf, oferecer a troca de conhecimento e profissionalizar cada vez mais o segmento”, destaca Alexandre Zeni, diretor do Ibrasurf e idealizador do programa.

O calendário começou com o empresário Álfio Lagnado, fundador da Hang Loose e dono das licenças das marcas Quiksilver, Reef, Volcom e Rusty no Brasil.

O professor Pedro Pires, da Trevisan, o jornalista Reinaldo “Dragão” Andraus, o ex-surfista profissional, shaper e empresário Rico de Souza, o presidente da Rip Curl Brasil, Felipe Silveira, Romeu Andreatta da Alma Surf, Roberto Perdigão, gerente-executivo da ASP South America, Rogério Boccuzzi, marketing da Quiksilver, Evandro Abreu da Editora Abril, Cláudio Martins de Andrade, o Claujones do grupo Waves/Fluir, o contador e board rider Rogério Lalau e o surfista especial Robson Careca também deram seu parecer sobre o mercado diante do grupo de mais de 40 alunos.

Grande parte dos inscritos já atua no segmento surf e buscaram no curso do Ibrasurf uma oportunidade de adquirir maior conhecimento e de fazer contatos com outros profissionais da área.

É o caso de Eduardo Nascimento, presidente de honra da Associação de Surf da Grande São Paulo e vice-presidente da Federação Paulista de Surf. “Eu fiz esse curso no ano passado e este ano novamente. Se for comparar, os dois foram muito bons, os palestrantes são bem conceituados e apresentaram bons temas”.

Dadá, como é conhecido, realiza atualmente o
Circuito SP Contest, destinado a surfistas que residem na capital paulista. “É super importante juntar esses profissionais na melhor universidade do país. Isso para a gente que trabalha com surf é alucinante e coloca o esporte em outro patamar”, destaca.

Marcos Quito, árbitro de surf e integrante da diretoria da Associação Santos de Surf, acredita que o conhecimento adquirido com o curso será válido para progredir seus negócios.

Quito, junto com seu sócio Bruno, realiza o Cine Surf em Santos. “Pretendo usar o que a gente aprendeu sobre marketing e mídia para aplicar nos nossos negócios. Nós realizamos o Cine Surf em Santos e estamos expandindo para outras cidades, como Guarujá, São Paulo e São José dos Campos. Quando a gente aumenta a capacidade da empresa, tem que buscar conhecimento e os fundamentos passados no curso foram essenciais”.

Há também quem tenha procurado o curso não só por benefício próprio, mas também de toda uma comunidade. Maurício Pelé, professor de surf e atleta competidor do Circuito Paulista de Surf Universitário, buscou nas palestras uma oportunidade de melhorar a região do Vale do Ribeira, no litoral sul de São Paulo.

“O curso me ajudou bastante a desenvolver um trabalho na escola de surf e mostrar aos meus alunos os melhores caminhos para o desenvolvimento do esporte na região”, afirma.

Ao final da última aula, os alunos se reuniram no Bar Barak, na Vila Madalena, para um happy hour de encerramento do calendário na USP.

O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios promovido pelo Ibrasurf aconteceu de 27 de abril a 13 de julho na Escola de Educação Física e Esporte da USP. A terceira turma está programada para o primeiro semestre de 2010. Mais informações no www.fluxexperiences.com.br


 


Marilia Fakih – Ibrasurf


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