Convidado especial da sétima aula do curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios realizado pelo Ibrasurf, Luiz Campos, está à frente da Oakley há 10 anos e nesse período, realizou inúmeras ações de marketing relacionadas ao esporte.
Além de suas atividades como diretor desse segmento na marca, ele também é técnico do surfista Adriano de Souza, atual líder do ranking do mundial de elite do esporte, o WT.
Pinga tem um amplo conhecimento do mercado de surf e também do mercado de esportes em geral, afinal a marca realiza ações de patrocínio e apoio em diversas modalidades.
“A Oakley atua em três segmentos: os esportes de ação, de performance e os chamados “a motor”. Nossos investimentos são construídos em cima dos valores e conceitos da marca e também do desenvolvimento de produtos para o esporte”, explica.
Pinga, como é conhecido, destacou também a principal plataforma de visibilidade da marca: o patrocínio a atletas. Somente no Brasil, a marca investe em um total de 154 profissionais.
“ O patrocínio é baseado na linha de produtos desenvolvidos pela marca. Ele é o início dos esforços que são feitos para o produto ser vendido. Sobre nossa política de patrocínio, nós temos como fundamento contratar jovens atletas, pois assim podemos formar o ser humano, através de educação, apoio de psicólogos, aulas de inglês… e não apenas futuros competidores de alto rendimento”, afirma o diretor de marketing da marca.
Entre os atletas que atualmente representam a marca, estão Adriano de Souza, Jadson André e Caio Ibelli. Segundo Luiz Campos, a escolha dos representantes da empresa deve ser muito bem feita.
“O atleta é o primeiro a testar um novo produto, a tecnologia, a funcionalidade, os resultados. Ele é o embaixador da marca, então atesta ou não o produto durante a prática da modalidade e aprova ou não. Além disso, ele tem a responsabilidade de ser o embaixador daquela marca”.
Segundo Campos, o mercado de surfwear no Brasil passa por um momento um pouco delicado, pois as marcas perderam identidade ao se asociarem a grandes redes. Além disso, há o problema da forte pirataria no Brasil.
“Esse ano foram fechados 194 pontos de venda da Oakley Brasil. Até o fim desse ano, serão outras 100. O prejuízo acumulado superará os R$19 milhões.”, revela.
Outro ponto destacado no curso foi o cenário atual do marketing esportivo no país. Para Pinga, o momento é maravilhoso para o Brasil, porém ainda há muitas restrições.
“O Brasil está em um momento fantástico, irá sediar a Copa do Mundo de Futebol, a Copa das Américas e os jogos Olímpicos de 2016. Mas deve estar muito bem preparado. Isso porque dependendo do que for feito, o país poderá ser elevado ao céu ou jogado ao inferno, dependendo que apresentar e realizar nesses eventos”, finalizou o diretor de marketing da Oakley.
Exposição Surf Art: Rafael Escudeiro.
Formado em Design Gráfico, pela Belas Artes, iniciou suas ilustrações digitais após a produção de um livro ilustrado.
Suas inspirações vêm da atmosfera do surf e da natureza, revelando traços fluídos e orgânicos. O processo artístico começa com lápis em traços feitos à mão, aquarelas e lápis de cor, e finalizados em computador trazendo originalidade e estilo em suas obras.
O convidado da próxima semana é Rogério Lalau, que falará sobre Legislação e Responsabilidade Social Social.
Serviço:
O que: Curso “Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios”, uma realização do Ibrasurf em parceria com EEFE-USP, Junior Star Point, CBS, FPS, 2ocean e Water Classic
Quando: de 03/05 a 05/07 às terças-feiras, das 19h às 21h30 e transmissão ao vivo pela internet
Onde: Escola de Educação Física e Esporte da USP
Quanto: Aulas Avulsas – R$70 (cada)
As inscrições podem ser feitas através do site do IBRASURF (www.fluxexperiences.com.br) e as vagas são limitadas.
Mais informações pelo telefone (11)5052-5011
Email: ibrasurf@fluxexperiences.com.br
Por Michele Barcena.