Num curso voltado ao Mercado de Surf, com uma sala cheia de surfistas de todas as idades, parecia estranho a presença de um palestrante que nunca subiu numa prancha.
Mas foi só o Professor Pedro Pires começar sua aula sobre o esporte como negócio para que a turma mantivesse a atenção fixa às palavras do mestre.
Nesta segunda-feira, 10 de maio, Pedro foi o convidado do curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, promovido pelo Ibrasurf na Escola de Educação Física e Esporte da USP.
Com o tema “Indústria do Esporte e Empreendedorismo”, o professor da Escola de Negócios Trevisan mostrou aos presentes que o Surf ainda tem um longo caminho para seguir, se comparado a outras modalidades, como o futebol e o vôlei.
O esporte é atualmente a menina dos olhos do Brasil, levando em conta a realização da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016. Muito está sendo investido, não só na estrutura do evento, como em propagandas e ações paralelas aos jogos.
Para se ter uma ideia das dimensões do esporte no mundo, a FIFA tem 207 países afiliados e o COI 205, enquanto a ONU tem 192 países em sua lista.
Segundo Pedro Pires, o Surf tem que pegar carona nessa dimensão esportiva. Em 2016, a cidade do Rio de Janeiro receberá as Olimpíadas, que contam com 35 modalidades em média. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tem 33 modalidades cadastradas, além de 24 esportes não olímpicos.
É hora do Surf mostrar que merece estar na lista de modalidades para 2016 e o melhor caminho para isso é o investimento. Para o professor, o nosso esporte precisa se planejar, usar a lei de incentivo para captar recursos e criar alternativas viáveis de visibilidade aos patrocinadores envolvidos.
Organização do esporte como um todo, envolvendo federações, associações e atletas, e capacitação dos profissionais desse mercado também levarão o Surf para um outro nível.
Na próxima aula, o convidado é Mano Ziul, diretor da ASP e criador da Beach&Byte, o sistema de notas e transmissão dos campeonatos de surf usado em todo o mundo. Ele vai debater o tema “Mídia e Tecnologia no Surf”.
Quem não está inscrito no curso completo, pode participar de aulas avulsas. Se você tem interesse de assistir a uma das aulas do cronograma, entre em contato com o Ibrasurf pelo telefone (11) 5052-5011 ou pelo email ibrasurf@fluxexperiences.com.br e reserve sua vaga.
O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios é uma realização do Ibrasurf e da EEFUSP Junior e conta com apoio da Confederação Brasileira de Surf, Star Point e William Woo.