Mercado Atual do Surf no Brasil e no Mundo, por Rogério Boccuzzi

Rogério Boccuzzi e Alexandre Zeni. Foto: Márcio Alonso

Rogério Boccuzzi e Alexandre Zeni. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

Exposição de Paula Marina. Foto: Márcio Alonso

Exposição de Paula Marina. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

Rogério Boccuzzi. Foto: Márcio Alonso

Rogério Boccuzzi. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

2º dia Curso Surf na USP. Foto: Márcio Alonso

Rogério Boccuzzi. Foto: Márcio Alonso

Rogério Boccuzzi. Foto: Márcio Alonso

Rogério Boccuzzi e Alexandre Zeni. Foto: Márcio Alonso

Rogério Boccuzzi e Alexandre Zeni. Foto: Márcio Alonso

O segundo dia do curso “Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios” promovido pelo Ibrasurf (Instituto Brasileiro de Surf) foi marcado por muitas informações sobre o mercado atual de surf no país.

Nessa terça-feira (10/05), o convidado foi o diretor de marketing da marca Quiksilver, Rogério Boccuzzi, que destacou o crescimento do esporte no Brasil e a profissionalização dos atletas e das empresas que compõem esse mercado.

“Desde a década de 80, o surf vem evoluindo muito em diversos aspectos. Naquela época, havia pouca divulgação dos campeonatos, pois o número de revistas segmentadas era limitado e mesmo as pranchas ainda começavam a ter seu design desenvolvido. Nos anos 90, houve o “boom” das lojas de varejo, os primeiros sites começaram a surgir, as marcas estrangeiras iniciavam suas atividades no Brasil. Mas foi mesmo no começo dos anos 2000 que o mercado surf se consolidou, se tornou mais profissionalizado, assim como os atletas, que agora são muito mais preparados e cobrados. A inserção do surf em mídias não segmentadas também tem contribuído muito para uma maior visibilidade desse mercado”.

Nesse segmento desde 1991 e há seis anos à frente da Quiksilver, Rogério Boccuzzi destacou que atualmente há cerca de 250 mil surfistas no Brasil – que praticam o esporte pelo menos uma vez por semana e que tem ao menos uma prancha – e que hoje o setor conta com 1900 lojas no país. Segundo o diretor de marketing, o faturamento desse mercado é de aproximadamente R$1,8 bilhões por ano e por isso as empresas querem entrar e permanecer por aqui.

“O mercado é muito forte. O licenciamento de empresas internacionais no país é uma fórmula muito utilizada e que dá resultado e traz retorno financeiro. Hoje em dia, você encontra desde chinelos e relógios até som para carro licenciados por marcas de surf. As empresas querem atribuir suas características nesses produtos, a fim de criar uma identificação com o público jovem, que está nesse segmento”, explica.

Segundo Boccuzzi, as ações de co-branding adotadas pelas marcas vem trazendo resultados expressivos e retratam bem essa intenção.

“Em parceria com a Quiksilver, a Peugeot lançou um modelo de carro associado à marca. Houve um recorde de vendas do veículo em um curto período de tempo, em que foram comercializadas 2500 unidades do modelo”.

Outro fator apontado como fundamental no mercado surf hoje em dia é o uso da tecnologia como ferramenta de divulgação do esporte, dos atletas e dos campeonatos.

“Hoje as empresas trabalham para disponibilizar o acesso das pessoas aos eventos através da internet e da televisão. As transmissões online e ao vivo estão ganhando proporções maiores. Um exemplo disso, foi a transmissão via internet do “Quiksilver in Memory of Eddie Aikau”, o maior campeonato de surf na remada em ondas gigantes. Nesse caso, mais de um milhão de pessoas (1.214.876) acompanharam o evento ao vivo pelo computador.”, conclui.

O curso “Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios”, é realizado pelo Ibrasurf sempre às terças-feiras, das 19h00 às 21h30, com transmissão ao vivo também pela internet. O convidado da próxima semana é Luciano Leão, da Surface, que falará sobre Equipamentos, licenciamentos e comércio exterior.

Serviço:

O que: Curso “Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios”

Quando: de 03/05 a 05/07

Onde: Escola de Educação Física e Esporte da USP

Quanto: R$500

As inscrições podem ser feitas através do site do IBRASURF www.fluxexperiences.com.br

e as vagas são limitadas.

Mais informações pelo telefone (11)5052-5011 ou email: ibrasurf@fluxexperiences.com.br

 

Por Michele Barcena


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