Primeira agência de marketing voltada para o surf mostra as ferramentas de sucesso.
Considerado ainda novo no mercado empresarial, com apenas duas décadas de atuação, o surf engatinha a passos lentos para ampliar o seu espaço no mundo corporativo. Por outro lado, a modalidade e o estilo de vida já tomaram conta e não param de crescer. Presente em novelas e comerciais de todo tipo de mídia, o surf é visto por uma multidão e conquista não só novos adeptos ao mar como também empresas que não fazem parte do segmento, mas que utilizam sua imagem.
Mesmo assim, quando o assunto é administração, planejamento e marketing, são poucas as empresas que enxergam e atuam de forma diferenciada e profissional. Pelo menos, este é o ponto de vista dos irmãos Ronald e Ricardo Fincato, sócios da Lumbras Branding. “A marca surf está apresentando problemas, está doente”, diagnostica Ricardo que, na última terça-feira, dia 29 de abril, palestrou ao lado do irmão no curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, realizado no auditório da Escola de Educação Física e Esporte, da USP – Universidade de São Paulo.
Para ele, cursos voltados para a modalidade podem reverter o quadro atual. “São iniciativas como essa na USP que têm condições de energizar e fortalecer o produto surf. Essa é uma forma de começar a recuperar. Passando informação para as pessoas, para que elas, munidas dessas informações consigam iniciar essa transformação. E a gente só consegue transformar tendo conhecimento, qualidade e novas fórmulas”, ensina Ricardo, de 48 anos, que montou com Ronald (50), a primeira agência nacional de marketing especializada em surf.
O começo empresarial dos irmãos surgiu com uma confecção e depois com a exibição de filmes de surf que agitou a molecada dourada dos anos 80, em vários estados brasileiros. Pioneiros, eles aplicavam ações de marketing para alcançar o sucesso. Mas foi com a evolução das fitas em VHS que o negócio poderia azedar. Um convite na hora certa, mudou o rumo dos irmãos. “Um dos grandes patrocinadores dos filmes era a Hang Loose. E o Alfio, que é nosso amigo desde quando começamos a surfar, nas Pitangueiras, nos convidou para cuidar do marketing da empresa, que estava em pleno crescimento”.
“Naquela época, nenhuma marca de surf tinha um departamento de marketing, e como estávamos sentindo uma deficiência no negócio de filmes, aceitamos o convite e começamos a trabalhar internamente na Hang Loose”, conta Ricardo que em pouco tempo, assumiu outras contas. “Logo na seqüência, surgiu um convite da OP para desenvolver um projeto que unia praia com a cidade. Um ano depois, sentimos a necessidade de termos uma agência para atender não só a Hang Loose e o projeto da OP, mas também outros clientes”.
Situada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na capital paulista, a Lumbras Branding atende hoje várias empresas. “Estamos focados na construção de marcas. Isso funciona como se fôssemos médicos. A marca chega com algum problema de performance e nos apresenta um objetivo. Começamos com um estudo para encontrarmos o diagnóstico. Com ele, prescrevemos os medicamentos e os exercícios que a marca precisa desenvolver para se recuperar e alcançar os seus objetivos”, resume Ricardo que também oferece outras ferramentas de comunicação não convencionais.
Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC, no Rio Grande do Sul, Tininha de Moraes é uma das inscritas no curso e aprovou a palestra dos Lumbras. “Gostei bastante. Transmitiram as informações de forma acessível e fácil”. Trabalhando como gerente de marketing da marca LuiLui, Tininha está terminando a pós-graduação em Gerência Executiva de Marketing, pela Universidade Federal do Ceará e espera colher bons frutos na USP. “Quero aprofundar meus conhecimentos sobre o mercado, conhecer mais a história e as particularidades do surf, aumentar meu network e também me inspirar para escrever minha monografia da pós-graduação”.
Até o momento, ela está aproveitando as palestras que tem ouvido. “O mix de assuntos está muito completo e abrangente e, em muitas palestras, conseguimos aplicar as informações transmitidas diretamente em nosso dia a dia junto ao segmento. Porém, já em outras disciplinas, acredito que estão ficando distantes das particularidades deste nosso mercado. Na minha opinião, poderiam estar bem mais focadas, até porque o surfwear é algo totalmente atípico”.
Na próxima terça-feira, dia 06 de maio, o palestrante será Cláudio Martins de Andrade. Claudiones, como é conhecido, é diretor-fundador do site Waves.Terra e faz parte do conselho editorial da revista Fluir. O tema Patrocínio e Ativação de Marcas será abordado por ele a partir das 19 horas. O curso tem no total, a carga horária de 42 horas, com duração de 14 semanas. Mais informações no site www.fluxexperiences.com.br ou pelo telefone (11) 3091-3182.
O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios é uma realização do Ibrasurf (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf) e USP (Universidade de São Paulo). Apoio: Star Point, William Woo, Fama Assessoria e Yamaai.
Programação:
06/5 – Patrocínio e Ativação de Marcas – Claudio Martins de Andrade
13/5 – Turismo Esportivo e Organização de Eventos – Prof. Mauricio Ferro (Univali)
20/5 – Escolas de Surf – Alexandre Zeni
27/5 – Legislação e Direito Esportivo – Prof. Luiz Felipe Santoro
03/6 – Mídia, Arte e Cultura Surf – Romeu Andreatta
10/6 – Ética, Responsabilidade Social e Ambiental – Prof. Flávia Bastos e convidados
Serviço:
Curso: Surf – Administração, Marketing e Gestão de Negócios
Carga Horária: 42 horas
Datas (todas às terças-feiras)
Início: 11 de março
Término: 10 de junho
Horário: das 19 às 22 horas
Local: Auditório da Escola de Educação Física e Esporte, na USP
Endereço: Av. Prof. Mello Moraes, 65 – Cidade Universitária – São Paulo
Informações: | IBRASURF www.fluxexperiences.com.br (11) 3091-3182 |