Felipe Silveira divide experiências na USP

O gaúcho Felipe Silveira é um exemplo de profissional do mercado do surf que consegue conciliar experiência na água salgada e formação acadêmica. Ex-surfista profissional, atualmente ele une os conhecimentos adquiridos na universidade e os anos de surf que tem no currículo para exercer o cargo de CEO da Rip Curl Brasil.

Nesta segunda-feira, 31 de maio, Felipe foi o convidado do curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, promovido pelo Ibrasurf na Escola de Educação Física e Esporte da USP, com o tema “Administração no Surf”.

O diretor geral da marca no Brasil iniciou a palestra citando Peter Townend, campeão mundial de 1976, com a seguinte frase: “O sucesso nos negócios do surf é uma combinação de Havard com água salgada”.

Para ele, faltam profissionais qualificados no mercado de surf, que tenham uma formação acadêmica e conheçam o esporte a fundo.

A profissionalização do setor no Brasil começou no final dos anos 80 e, apesar de ser um mercado novo, o potencial dele é enorme, com oportunidades no comércio, indústria e serviços, como mídia e escolas de surf.

O surf influencia jovens em todo mundo. O estilo de vida do esporte dita tendências, é referencia de moda e comportamento. Por isso a necessidade de ter profissionais qualificados atuando no mercado.

Felipe acredita que o sucesso da administração de uma empresa passa por quatro fatores essenciais: planejamento, organização, liderança e controle.

Para ele, é importante que todos os funcionários, independente da função que exercem, saibam quais são os valores, missão e visão da empresa.

A Rip Curl Brasil segue o conceito mundial da marca, que valoriza a criatividade e a inovação e vê o produto como a principal ferramenta de marketing. Além disso, a marca está localizada no Guarujá, cidade litorânea, diferente de outras empresas que estão fixadas em centros urbanos como São Paulo.

Tanto para a Rip Curl quanto para Felipe Silveira estar próximo do mar é a melhor forma de comprovar a qualidade do produto imediatamente. Os próprios funcionários da empresa são voluntários nessa empreitada e testam as novidades na praia.

Atualmente, a Rip Curl Brasil está entre as três melhores do mundo em termos de negócio. E isso é reflexo da máxima seguida na empresa: “agir localmente e pensar globalmente”.

Na próxima semana, o convidado do curso será Adalvo Argolo, presidente da Confederação Brasileira de Surf, que ministrará uma palestra sobre “Entidades, Eventos e Patrocínio”.

Quem não está inscrito no curso completo, pode participar de aulas avulsas. Se você tem interesse de assistir a uma das aulas do cronograma, entre em contato com o Ibrasurf pelo telefone (11) 5052-5011 ou pelo email ibrasurf@fluxexperiences.com.br e reserve sua vaga.

O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios é uma realização do Ibrasurf e da EEFUSP Junior e conta com apoio da Confederação Brasileira de Surf, Star Point e William Woo.

Marilia Fakih


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