Professor compartilha sua vasta experiência em esportes
A última terça-feira, dia 15 de Abril, foi especial para aqueles que estão participando do curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, realizado no auditório da Escola de Educação Física e Esporte, na Universidade de São Paulo – USP. Um dos mais conceituados especialistas em marketing esportivo do país, José Carlos Brunoro falou sobre sua vivência nas modalidades esportivas que trabalha, visando o tema de sua palestra: Economia e Plano de Negócios.
Entre tantos assuntos abordados, Brunoro reforçou um ponto vital para uma administração bem sucedida: “Não pode perder a essência do esporte”. Iniciando sua vida desportista como atleta de voleibol, em 1964, quando tinha 14 anos, ele fez uma carreira de sucesso. De atleta passou para preparador físico, técnico, dirigente esportivo e seu formou em Educação Física. No currículo, várias conquistas.
Em 1978, ele assumiu a equipe de voleibol da Pirelli / Santo André como técnico, conquistando títulos nacionais e internacionais, entre eles, o Mundial de Interclubes, em 1984.
A partir de 1980, integrou à comissão técnica da Seleção Brasileira de Voleibol, colecionando outros tantos títulos, como a Medalha de Prata nas Olimpíadas de Los Angeles (EUA), em 1984. No ano de 1992, iniciou uma nova fase ao assumir a função de diretor de esportes da Parmalat da América do Sul, implantando o sistema de co-gestão no patrocínio esportivo (consórcio Palmeiras-Parmalat).
Sócio da empresa Brunoro Sports Bussines, ele ministra palestras, consultoria, eventos e é um dos profissionais mais requisitados no mercado. No curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, ele ficou surpreso com a demanda. “Foi maravilhoso. Ver uma platéia cheia, só de pessoas ligadas ao surf. Isso mostra que o mercado tem um potencial muito grande. Normalmente, em outras modalidades, não vemos tanto interesse como o que vimos aqui. Casa lotada, um grupo grande e bastante interessado”.
Apesar da falta de estrutura gerencial existente no surf, ele visualiza crescimento e oportunidades. “O esporte tem uma imagem muito gostosa, com um visual espetacular, as praias, as ondas, e também com potencial enorme no Brasil. O surf ainda tem muito que crescer, principalmente na área de marketing e divulgação. Não só no setor de espetáculo, evento, mas sim na área de organização”.
Se fosse ingressar na modalidade, ele dá a dica. “Eu começaria como sempre faço nos meus projetos. Pediria um tempo para diagnóstico, trabalhando com pesquisas para vermos a realidade, pois ouvir falar é uma coisa, pesquisar e conversar com as pessoas do meio é outra. Então, uma grande pesquisa, com objetivos claros, é o pontapé inicial para enxergarmos o que está precisando de fato, e não decidir pelo achismo”.
Alexandre Zeni, organizador e idealizador do curso, endossa a visão de Brunoro. “Um exemplo de sucesso que ficou bem claro foi sobre o trabalho de base que a confederação de vôlei desenvolveu nos anos 80, para hoje, o Brasil ser uma potência mundial. Eu tenho a convicção de que, se o surf brasileiro fizer um trabalho desse, em 5 a 10 anos, teremos atletas brigando de igual para igual contra australianos e americanos”.
Um dos fundadores da Associação de Surf da Grande São Paulo, Eduardo Nascimento, também acredita que para um crescimento sólido, é necessário se estruturar desde o começo. “O que ele falou, estamos tentando trilhar há algum tempo. Para o esporte passar para o nível que queremos, é preciso ter um trabalho bem feito. Todas as modalidades destacadas por Brunoro, só deram certo, graças ao trabalho sério das confederações, isto é, trabalho de base”.
O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios é realizado todas as terças-feiras, a partir das 19 horas, na USP – Universidade de São Paulo, com carga horária de 42 horas, durante 14 semanas, no total. A próxima palestra será no dia 22 de abril e o professor Michel Mattar falará sobre Marketing Esportivo. Mais informações no site www.fluxexperiences.com.br ou pelo telefone (11) 3091-3182.
O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios é uma realização do Ibrasurf (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf) e USP (Universidade de São Paulo). Apoio: Star Point, William Woo, Fama Assessoria e Yamaai.
Programação:
22/4 – Marketing Esportivo – Prof. Michel Mattar (USP)
29/4 – Marketing no Surf – Ronald Fincato Lumbra
06/5 – Patrocínio e Ativação de Marcas – Claudio Martins de Andrade
13/5 – Turismo Esportivo e Organização de Eventos – Prof. Mauricio Ferro (Univali)
20/5 – Escolas de Surf – Alexandre Zeni
27/5 – Legislação e Direito Esportivo – Prof. Luiz Felipe Santoro
03/6 – Mídia, Arte e Cultura Surf – Romeu Andreatta
10/6 – Ética, Responsabilidade Social e Ambiental – Prof. Flávia Bastos e convidados
Serviço:
Curso: Surf – Administração, Marketing e Gestão de Negócios
Carga Horária: 42 horas
Datas (todas às terças-feiras)
Início: 11 de março
Término: 10 de junho
Horário: das 19 às 22 horas
Local: Auditório da Escola de Educação Física e Esporte, na USP
Informações: | IBRASURF www.fluxexperiences.com.br (11) 3091-3182 |
|