Especialista em marketing esportivo ressaltou o excelente momento de crescimento do esporte no Brasil
Considerado um dos mais renomados especialistas nesse recente mercado de atuação do marketing esportivo no país, Erich Beting participou nessa terça-feira (31/05) do curso “Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios”, realizado pelo IBRASURF na USP.
De acordo com Erich, atualmente o Brasil passa por um momento único do esporte, em que as empresas estão observando esse segmento e começando a utilizar as modalidades como uma importante plataforma de negócios.
“Todo mundo está falando sobre esporte no país. As marcas estão investindo. Até dois anos atrás, o esporte não era prioridade, nem mesmo para a imprensa. Isso somado ao bom momento da economia nacional, resulta em um cenário bastante favorável”, explica.
A realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil também são importantes propulsores desse fortalecimento da indústria esportiva.
Segundo o especialista, o futebol continua sendo o grande líder entre os esportes. Possui 66% do total de exposição na mídia (as demais modalidades ficam com os 34% restantes) e é onde os patrocinadores ainda preferem investir.
“No Brasileirão do ano passado, foram movimentados R$374 milhões em patrocínios e a expectativa é que esse valor chegue a meio bilhão até 2014. Isso é muito favorável até mesmo para os outros esportes, afinal, se o futebol vai bem, os outros esportes também se beneficiam”, afirma Erich Beting.
O diretor do site “Máquina do Esporte” destacou o fortalecimento do surf como negócio nos últimos anos, através de um processo de profissionalização do mercado e de uma profunda relação de identidade do público consumidor com as marcas.
“Hoje o surf está relacionado a um estilo de vida jovem, moderno e sustentável e isso está muito atrelado a maneira como as empresas querem atingir esse público, consumidor e formador de opinião. Nesse aspecto, o surf está muito à frente de outros esportes”.
Beting afirmou também que a indústria do surf no Brasil está bem consolidada, com grandes marcas que investem no meio-ambiente, se relacionam com seu público e faturam em média 2 bilhões de Reais em vendas por ano no país. E se continuar assim, a tendência de crescimento é ainda maior.
“Se esse mercado for bem trabalhado como plataforma de negócio, com boas possibilidades de retorno aos investidores e patrocinadores, haverá consequentemente um forte retorno ao surf”.
Erich Beting encerrou sua participação do curso “Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios” com uma importante observação: “as empresas não vêem mais o esporte como uma opção, mas como uma obrigação de investimento”.
Exposição Surf Art: o artista da noite foi Rodrigo Brandassi, fotógrafo especialista em sessões de free surf e campeonatos, para quem a fotografia tem o poder de transportar a “vibe” positiva que envolve o deslizar sobre as ondas.
O convidado da próxima semana é o especialista em Marketing Esportivo, Marcelo Dória, diretor da Brunoro Sport Business.
Serviço:
O que: Curso “Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios”, uma realização do Ibrasurf em parceria com EEFE-USP, Star Point, CBS, FPS, 2ocean e Water Classic
Quando: de 03/05 a 05/07 às terças-feiras, das 19h às 21h30 e transmissão ao vivo pela internet
Onde: Escola de Educação Física e Esporte da USP
Quanto: R$500 – Aulas Avulsas – R$70 (cada)
As inscrições podem ser feitas através do site do IBRASURF (www.fluxexperiences.com.br) e as vagas são limitadas.
Mais informações pelo telefone (11)5052-5011 ou email: ibrasurf@fluxexperiences.com.br
Por Michele Barcena