Entidades de Surf em debate na USP

O baiano Adalvo Argolo sempre teve sua vida traçada em prol do surf. Conheceu o esporte aos 15 anos, quando viajou ao Rio de Janeiro. Voltou para Ilhéus e trocou a bicicleta por uma prancha. A partir daí, sua história seguiu de maneira natural, levando-o de surfista profissional a dirigente da entidade máxima do surf brasileiro.

Nesta segunda-feira, 7 de junho, Adalvo foi o convidado do curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, promovido pelo Ibrasurf na Escola de Educação Física e Esporte da USP. Presidente da Confederação Brasileira de Surf, ele ministrou uma palestra com o tema “Entidades, Eventos e Patrocínio”.

Num clima de bate papo, Adalvo falou sobre sua iniciação no Surf, de como enfrentou dificuldades para viver do esporte, tendo fabricado até parafinas para usar e vender a seus amigos. Sua primeira experiência encabeçando uma entidade foi em 1982, quando fundou a Associação Ilheense de Surf, junto a seus irmãos.

Em 2001, assumiu a presidência da Federação Baiana de Surf, numa gestão marcada pela profissionalização do esporte na Bahia. Foi ele quem comandou a primeira equipe nordestina a se tornar campeã brasileira, em 2006. Durante o período que esteve à frente da FBSurf, o estado recebeu o Circuito Brasileiro Profissional por 7 anos, além de dois anos de WQS/WCT Feminino em Itacaré.

Em janeiro deste ano, Adalvo foi eleito presidente da CBS e a gestão 2010 já apresentou mudanças, como o patrocínio de uma grande marca ao circuito de base (Billabong Brasileiro de Surf), responsável por revelar talentos do surf nacional.

Para ele, os surfistas devem construir uma representatividade no Governo Federal, junto a políticos que tenham identidade com o Surf. Sem organização, o esporte dificilmente será levado a sério.

Ter representantes junto aos órgãos públicos é essencial para angariar fundos para os eventos de Surf, através de emendas e leis de incentivo ao esporte. E essa atitude pode ser tomada tanto pela Confederação, quanto por Federações e Associações.

Na próxima aula, o convidado é Luciano Leão, shaper da Surface, com o tema “Equipamentos, Licenciamento e Comércio Exterior”.

Quem não está inscrito no curso completo, pode participar de aulas avulsas. Se você tem interesse de assistir a uma das aulas do cronograma, entre em contato com o Ibrasurf pelo telefone (11) 5052-5011 ou pelo email ibrasurf@fluxexperiences.com.br e reserve sua vaga.

O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios é uma realização do Ibrasurf e da EEFUSP Junior e conta com apoio da Confederação Brasileira de Surf, Star Point e William Woo.


Comentários