Na última aula do Curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, que aconteceu ontem, na Escola de Educação Física da USP, Dimitrius Tucano deu um show de informação ao falar sobre “Varejo e Franchising”. Dimitrius Ângelo Nassyrius, o Tucano, é surfista, empresário e proprietário da rede de lojas Star Point que, fundada em 1982 pelo empresário, é pioneira no segmento de varejo de surfwear no Brasil.
No foco de Dimitrius Tucano estava o verbo “franquear”. O ato de multiplicar um negócio, na área de varejo, fez com que a experiência do palestrante completasse 30 anos de um formato de negócio inédito, que atendia diretamente aos interesses dos surfistas.
Tucano fez questão de mostrar as estatísticas: Em 10 anos, o espírito empreendedor fez o mercado de franquias pular de um faturamento de 20 bilhões, para quase 89 bilhões por ano. Um crescimento significativo, onde nesse período entre 2001 e 2011, o que se viu foi número de lojas alcançar 93.000 unidades em atividade. Lembrou também que existe uma tendência no crescimento das lojas de marca, que alcançam 16% no desenvolvimento ao ano e representam hoje 2,3% do PIB nacional.
O palestrante também mostrou o processo das franquias, os perfis e estágios que os empreendedores passam. Também ressaltou quem são os novos consumidores que ditam as regras e como será a “Loja Inteligente do Futuro”. Frisou o quanto o equilíbrio é essencial para a saúde do negócio e que, com essa maturação e inteligência colaborativa é possível planejar junto e alcançar a excelência na conquista do que o mercado chama de “Omni-Channel”. Esse é o retrato da “Geração Y” que exige uma abordagem integrada com todos os canais ao mesmo tempo, para a sua satisfação.
Sem dúvida esse é o desafio para 2012, afirmou Tucano expondo os dados fornecidos pela ABF-Associação Brasileira de Franquias. “Não se admite mais não ter loja online, que é um complemento do negócio, onde o consumidor conhece os produtos da sua loja”. Acrescentou ele, ainda colocando que esse é um movimento já apontado como “Web to Store”. O consumidor tem a experiência na web, conhece os produtos e vai à loja em busca dessa entrega. Uma consolidação que demonstra a inteligência do mercado e a sincronicidade entre os novos formatos de negócio, a segmentação e o mundo digital.
Tucano finalizou com um grande incentivo aos participantes, o de que é muito importante buscar o que se gosta, o que faz se apaixonar. Ele acredita que essa é a chance para o sucesso na carreira. E mais, que em sua opinião, ousa dizer que sem essa busca as chances para o fracasso são absolutas, ou no mínimo se chega a uma vida frustrada. O descobrir dessa paixão é o que o mercado precisa e com o que se viu e ouviu neste curso do IBRASURF, seguir o caminho de acordo com seus sonhos e o que lhe faz feliz, é o que faz toda a diferença na vida profissional.
A exposição Surf Art reuniu os artistas que participaram durante todo o curso e mostrou o melhor da obra de cada um deles: Vinicius Parisi, Leonardo Spencer, Erick Wilson, Rafael Veiga e Rafael Escudeiro. Lembrando que a curadoria da Exposição Surf Art é de Fernando Bari do portal CabecaFeita.com. e a finalidade foi ampliar a visão da cultura do Surf para os participantes.
Pra finalizar todos participantes receberam o certificado de Conclusão do Curso. E aconteceu o sorteio de livros, fazendo parte da Campanha Social de doação de livros incentivando a leitura.
O Ibrasurf agradece a presença de todos que fizeram parte da 5a Edição do Curso de Administração, Marketing e Gestão de Negócios em Surf.
INFORMAÇÕES:
Telefone: (11) 5052-5011
Email: ibrasurf@fluxexperiences.com.br
Site: www.fluxexperiences.com.br
por Renata Lopes
Confira abaixo algumas imagens de Renato Santana: