Depois de um tempo sem escrever, a surfista e bióloga Isabela Cheida resolve falar um pouco das belezas do Estado onde mora atualmente. Na correria de seu mestrado e sem dinheiro para uma trip internacional, Bela se joga nas ondas do Espírito Santo.
Acompanhem:
Nada melhor que começar pela praia que mais me sinto bem, em casa, em paz comigo mesma: A Vila de Regência Augusta, que fica em Linhares, região central do estado.
Também conhecida como régis, ou réges, o vilarejo abriga em torno de mil e poucos sortudos habitantes e cresce a cada ano com a adesão de simpatizantes capixabas ou não que procuram paz e tranquilidade para a vida.
A praia está dentro da Rebio (Reserva Biológica) de Comboios e por isso não existe nenhum tipo de comércio. Na verdade nem pessoas seriam autorizadas a acessar a praia conforme a lei, mas o acesso é tolerado. Por isso é que se você for algum dia à Regência, lembre-se de levar TODO o “acampamento” como água, snacks, protetor solar (muito, inclusive para os amigos parasitas e esquecidos), canga/toalha e guarda-sol (que pode facilmente ser substituído por uma barraca construída com pedaços de madeira, galhos encontrados na praia e muita força de vontade).
A vila, apesar de simples e aconchegante, possui seus atrativos, como o Projeto Tamar – www.projetotamar.org.br/base.php?cod=23 – que possui duas sedes na vila. Além disso, existe uma festa tradicional que ocorre todo ano em setembro, em memória a um herói da vila, o Caboclo Bernardo, por ter salvo a vida de muitos tripulantes num naufrágio em 1887.
A vila também conta com uma empresa de ecoturismo, o Regência Ecotur – www.regenciaecotur.com.br – que oferece passeios de barco, expedição de caiaque pelo Rio Doce, carebada noturna, entre outros. A empresa pertence ao casal de amigos Luciana e Fabinho Gama, muito receptivos e atenciosos…vale a pena conferir!!!
Fora os forrós, a comida boa, o aconchego da vila e o visuais nos fins de tarde na boca do rio, a praia oferece muitas alegrias para a galera do surfe, quase sempre que a ondulação está de leste, ou até de sul/sudeste com vento nordeste. Aí a máquina de ondas não para!!
Para quem não conhece ou está desconfiado, o filme “Onda da Vida” – http://filmeondavida.blogspot.com.br/ – foi gravado em Regência e estará em cartaz em breve nos cinemas brasileiros. O filme é alucinante e mostra todo potencial da onda além de todas as coisas boas da vila. Aproveito para mandar os Parabéns ao Muleta e toda a equipe pela produção!!!
Para quem se empolgou e viu a qualidade de nossas ondas, seguem algumas dicas para a visita:
Para hospedagem na vila sugiro que acessem o site do Robson Barros (Pontinha): www.regenciasurf.com.br/pousadas.html
Para informações sobre como chegar à vila, acessem: www.regencia.org.br/index.htm
ALOHA galera!!
E lembrando: RESPEITEM OS LOCAIS SEMPRE!!!