Um estranho no paraíso

E pra relaxar depois de um dia de surf, as Ilhas Mentawai têm uma culinária de dar água na boca

E pra relaxar depois de um dia de surf, as Ilhas Mentawai têm uma culinária de dar água na boca

Ondas power e bancadas de coral: só mais os pro!

Ondas power e bancadas de coral: só mais os pro!

Contato direto com a natureza em sua forma mais pura

Contato direto com a natureza em sua forma mais pura

As Ilhas Mentawai abrigam surfistas experientes atrás das melhores ondas

As Ilhas Mentawai abrigam surfistas experientes atrás das melhores ondas

E também famílias atrás de paz e sossego

E também famílias atrás de paz e sossego

Natureza intocada e paisagens incríveis

Natureza intocada e paisagens incríveis

Fisherman

Fisherman

Ou o nascer da lua por entre a paisagem

Ou o nascer da lua por entre a paisagem

Difícil dizer o que é mais bonito, o por do sol do mar

Difícil dizer o que é mais bonito, o por do sol do mar

Hujan

Hujan

Trânsito, pouca qualidade de vida, poluição, estresse, insegurança; essa é a rotina “normal” de todo brasileiro, e era também a de Rodrigo Zeni. Empresário do mercado de skate, ele foi dono de uma marca especializada em produtos de skate durante 13 anos. Mas em 2014, pós alvoroço da Copa do Mundo e das Eleições Presidenciais, deixou de achar aquela rotina tão “normal” assim. Rodrigo cansou de assistir a programas de televisão que nos fazem invejar a vida alheia, resgatou sonhos antigos e, em posse de um equipamento para gravação de vídeos e muita coragem, ele largou tudo e se mudou para as Ilhas Mentawai, na Indonésia.

“Meu dia começa às 5:30, pratico meditação e depois checamos as ondas que ficam ao redor da ilha. Na volta, passamos as condições aos hóspedes durante o café da manhã, e decidimos onde ir. São mais ou menos 20 opções de onda na região, verdadeiros playgrounds. Chegando no pico preparo o equipamento para filmar, do barco, da praia ou da água, dependendo da onda. Sempre que as ondas estão boas filmo durante um tempo e depois pego onda junto com o pessoal. Geralmente voltamos entre 11h e 12h para o almoço. Depois, verificamos as condições do vento, determinante na escolha do pico, e voltamos para o surf! Retornamos ao resort no fim da tarde para ver o por do sol, e na hora do jantar os hóspedes assistem às fotos do dia. Por volta das 21h o sono já começa a chegar. Dois ou três dias antes dos hóspedes irem embora começo a editar os videos. Esse é meu dia-a-dia por aqui”, conta Rodrigo Zeni.

full moon

 

O empresário que antes não tinha tempo para curtir pequenos momentos de lazer, hoje vive de registrar os melhores momentos de quem viaja às Ilhas Mentawai. “Eu acredito que produzindo os vídeos passo a fazer parte da vida da pessoa. As lembranças da viagem ficam mais vivas e, na maioria dos casos, é aquela tão sonhada trip da vida”.

Enquanto Rodrigo eterniza sonhos, ele vive também o seu próprio sonho. As Ilhas Mentawai são um verdadeiro paraíso natural, praias paradisíacas e natureza praticamente intocada. Quanto a comida, uma gama de produtos orgânicos e muita variedade de pratos. E o surf…vamos deixar ele mesmo dizer: “Existem ondas para todo tipo de surf. O mais legal é que no mesmo dia um pico está quebrando com 6 pés e tubos quadrados, enquanto outro tem 2 pés e ondas fáceis, para iniciantes. Tudo a no máximo 30 minutos de barco”.

Cutback

A hospitalidade indonesiana é outro atrativo famoso no mundo todo. O povo alegre e sorridente adotou Rodrigo como um membro da família, mas ele diz sentir falta dos amigos e familiares brasileiros, e claro, das mulheres brasileiras, que segundo ele, são as mais bonitas do mundo! “Sou o único brasileiro trabalhando aqui, apesar de ter conhecido alguns que estão passando uma temporada em outros Resorts. Mas vêm muitos hóspedes brasileiros pra cá, da pra matar a saudade de falar português”, diz Rodrigo.

Há 3 meses Rodrigo Zeni deixou para trás uma carreira sólida, uma vida estável, e partiu rumo ao incerto com uma única certeza: a de que seria muito mais feliz. Ele trocou as buzinas do trânsito caótico de São Paulo, pelo barulho das ondas do Oceano Índico; substituiu o agito da metrópole pela chance de ver todos os dias, da janela do quarto, uma das paisagens mais deslumbrantes do planeta. Trabalhar 8h por dia (ou mais), durante 5 ou 6 dias da semana (ou mais), para poder fazer o que se gosta 1 ou 2 dias (ou menos), deixou de fazer sentido para o brasileiro, que diz agora viver os 7 dias da semana. E o recado que ele deixa é tão simples quanto a vida que leva: “Vá atrás do que te faz feliz! Quando eu falei que ia fechar a empresa e me jogar nesta experiência, algumas pessoas falaram que eu estava ficando louco. O que eu acho loucura é alguém pegar 2 horas de trânsito todo dia para ir e voltar do trabalho, comprar um carro novo e ter que colocar alarme pra tentar impedir que o roubem, colocar cerca elétrica em casa, e um ou dois dias na semana poder fazer o que gosta. Se você tem um sonho, não tenha medo de mudar, acredite no seu coração e corra atrás!”

checking the waves

À quem leu este texto com os olhos da alma e do coração, como Rodrigo mesmo nos ensinou, “Terima Kasih” (Obrigado!).

Confira a primeira temporada de Rodrigo Zeni nas Ilhas Mentawai:

Instagram: @rodrigo.zeni

Por Julia Figueira

 


Comentários