O surf universitário fluminense já começou a ser revitalizado e os três novos campeões do Rio de Janeiro foram definidos neste domingo na Barra da Tijuca.
Realizado pelo IBRASURF, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf, o O’Neill Carioca Universitário 2012 reuniu competidores de diversas faculdades do estado em busca dos títulos das categorias Masculino, Feminino e Formados.
Se na água foi um verdadeiro show de surf nas ondas do Posto 4, na areia o público que prestigiou o evento pôde curtir várias atividades paralelas que envolveram diversão, integração, música e responsabilidade social.
“Estamos muito felizes com os resultados do final de semana. A galera prestigiou o evento e mostrou a força do surf universitário no Rio, provando que a união do esporte com entretenimento, educação, cultura e responsabilidade sócio-ambiental dá certo. Obrigado a todos presentes e parceiros do projeto”, comemorou Ale Zeni, do Ibrasurf.
Evento é encerrado com altas ondas
No domingo o mar baixou em relação ao sábado, quando as ondas atingiram quase 2 metros de altura, o evento pôde ser finalizado em boas condições, com ventos favoráveis e ondas de cerca de 1 metro perfeitas.
Quem levou a principal categoria (Universitário Masculino) e faturou as tão sonhadas 12 noites no Hotel Surfing Village de Pasti, Indonésia, foi o surfista local do Recreio dos Bandeirantes Filipe Braz, que cursa direito na Universidade Veiga de Almeida.
Dono de um surf inovador e progressivo, o novo campeão universitário falou sobre a emoção de ter conquistado o título:
“Não tenho palavras para descrever o quanto estou feliz e o quanto esse campeonato foi bom para mim. O evento foi alucinante! A premiação foi irada e havia uma ótima estrutura para o melhor desempenho dos atletas e também para o público, com buffet de comida no lounge, massagem, etc. Ir para a Indonésia é simplesmente a viagem dos meus sonhos e na real a ficha nem caiu ainda! Sem falar no fato de poder competir com a galera que eu surfo desde pequeno. O formato das baterias é muito bom e você só se preocupa em pegar ondas boas e surfá-las sem dor de cabeça em relação às marcações. Gostei muito e com certeza no ano que vem estarei participando novamente”, relatou o atleta, que conta com o patrocínio da Flyer, casa da coluna, Surflates e Triplelead.
Entre os surfistas já formados, o grande campeão universitário foi o atleta local da Barra da Tijuca Roberto Dias, da Universidade Estácio de Sá. Betinho, como é mais conhecido, confirmou o favoritismo de conhecer como ninguém as ondas do Posto 4 e levou o título no quintal de casa.
Isabela Lima venceu a categoria feminina, Ian Cosenza faturou a Expression Session e a equipe vencedora do Tag Team foi a PUC/Veiga.
Outros surfistas que também se destacaram no evento foram Jean des Bouillons (Veiga de Almeida) e Ângelo Hereda (Estácio de Sá), autores das únicas notas 10 da competição.
Confira abaixo o Ranking do O’Neill Carioca Universitário de Surf 2012!
Categoria Masculina:
1. Filipe Braz – Veiga de Almeida
2. André Pastori – PUC
3. Ian Cosenza – Estácio de Sá
4. Jean des Bouillons – Veiga de Almeida
Categoria Formados:
1. Roberto Dias – Estácio de Sá
2. Rafael Pitanga – Estácio de Sá
3. Gabriel Pastori – PUC
4. Ângelo Hereda – Estácio de Sá
Categoria Feminina:
1. Isabela Lima – Ibmec
2. Rayza Silveira – Faculdade Maria Tereza
3. Barbara Rizzeto – PUC
4. Ana Beatriz Pradel – UFRJ
Clique aqui e confira o ranking completo: http://www.fluxexperiences.com.br/circuito-carioca-universitario/ranking/
O O’Neill Carioca Universitário de Surf 2012 foi apresentado por Devassa e contou com o patrocínio da Star Point.
Apoio: Surfing Village, Akiwas Surfboards, Ricosurf.com, Adaptsurf, Ciclo Local, Gibbon Slackline, Amazoo Açaí, ASBT, FESERJ, Prefeitura e Governo do Rio de Janeiro.
Realização: Ibrasurf.
Por Ian Mello.
Fotos: Pedro Monteiro/ Tici Deiab/ Ian Mello.