Luis Henrique Campos se formou em Direito, mas escolheu seguir um caminho distante dos tribunais. Trocou o terno pela surfwear e se tornou um dos profissionais mais respeitados do mundo do Surf.
O Pinga, como é conhecido, está há 27 anos no mercado, sendo 9 deles como Diretor de Marketing da Oakley. Desde 2008, ele comanda a empresa em toda a América Latina. Nesta segunda-feira, 24 de maio, ele foi o convidado do curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, promovido pelo Ibrasurf na Escola de Educação Física e Esporte da USP.
Pinga dividiu com os alunos o dia a dia do departamento de Marketing de uma empresa, contando sobre ações usadas na divulgação de um produto e da importância de se obter um feedback de quem consome a marca.
A Oakley engloba esportes radicais, como o Surf, Skate, Snow, MotoCross e Wake, e esportes de performance, chamados esportes olímpicos, como Atletismo, Triatlo, Ciclismo, Canoagem e Vôlei de Praia, para citar alguns exemplos.
E, segundo o palestrante, o objetivo principal da empresa é construir uma consciência universal da marca, agregando atletas formadores de opinião que se enxerguem como um produto à venda e tragam bom retorno aos seus investidores.
Trazendo isso ao mundo do Surf, Pinga, que também é empresário e técnico de atletas, tem dois casos de sucesso no Brasil: Adriano de Souza e Jadson André.
Os dois surfistas, assim como todos os atletas patrocinados pela marca, tiveram desde o início uma estrutura completa para desenvolverem suas carreiras. Foram formados não só como esportistas de ponta, mas também como cidadãos.
Este trabalho de base está sendo fundamental para que os brasileiros apresentem bons resultados no Circuito Mundial, como a excelente campanha de Mineirinho em 2009 e a vitória surpreendente de Jadson na etapa de Imbituba.
Todo este investimento que a empresa faz com o atleta gera bom retorno a marca, já que ela passa a ser representada por pessoas comprometidas, com foco, inovação, estilo e determinação, como no caso de Mineiro, Jadson, e outros como Bob Burnquist e Sandro Dias do Skate.
Para finalizar, Pinga afirmou que a fórmula do sucesso é fazer tudo com afinco e paixão e que acreditar em seu próprio feeling é primordial na construção de uma trajetória.
Na próxima semana, Felipe Silveira, CEO da Rip Curl Brasil, entra em cena no curso para discutir a “Administração no Surf”.
Quem não está inscrito no curso completo, pode participar de aulas avulsas. Se você tem interesse de assistir a uma das aulas do cronograma, entre em contato com o Ibrasurf pelo telefone (11) 5052-5011 ou pelo email ibrasurf@fluxexperiences.com.br e reserve sua vaga.
O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios é uma realização do Ibrasurf e da EEFUSP Junior e conta com apoio da Confederação Brasileira de Surf, Star Point e William Woo.
Marilia Fakih