Fidelidade no planejamento estratégico é o ponto de sucesso de grandes empresas.
O Curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, que acontece na Escola de Educação Física da USP, chega em sua terceira aula com o tema “Admistração no Surf”. Felipe Silveira, atual CEO Rip Curl – maior empresa de capital privado, do segmento SURF no mundo, mostrou como hoje a indústria está estruturada e como os novos profissionais devem se posicionar nesse mercado.
Felipe Silveira tem um histórico fantástico. Fez uma carreira de sucesso, desde os anos 80 quando era surfista profissional. Visionário, Felipe se formou em Administração de empresas e posicionou o Surf como foco no trabalho dentro e fora da água. Em 93, começou a trabalhar para as marcas que o patrocinavam e descobriu um caminho próspero para transformar a carreira também em negócio.
“Os empresários brasileiros têm que estar mais preparados do que qualquer um.” Comentou Felipe Silveira, mostrando que a cena no mundo requer capacitação. Imprecindível um bom planejamento estratégico, que deve se manter fiel aos princípios de Visão, Missão e Valores da empresa. Dado também que identifica o pocisionamento do Brasil diante da realidade e crises nos mercados americano e europeu. Hoje, a Rip Curl Brasil representa de 10 a 15% do faturamento global. “O Brasil é a menina dos olhos”, disse Felipe.
Dicas importantes de estruturação e modelos bem sucedidos de negócio, foram debatidos e abertos aos participantes, que mais uma vez tiveram a chance de conhecer a fundo o mercado, mas principalmente perceber as necessidades do novo momento da indústria. O auditório da USP estava cheio de estudantes vislumbrando a chance de direcionar as suas carreiras para a área do Surf. Além do auditório, muitas perguntas foram feitas por pessoas conectadas no Brasil e no mundo.
Combinação água salgada e Harvard é o sucesso nos negócios do Surf. Felipe Silveira fez questão de citar Peter Townend – campeão mundial de 1976, afirmando o que um profissional precisa para crescer e estar à frente no mercado.
Na exposição de arte, Mariana Cabral mostrou versatilidade no uso de diferentes superfícies, com traços simples. A artista trabalha com cores alegres e evidencia as sensações do surf, mostrando um estilo original e autêntico. A curadoria da Exposição Surf Art é de Fernando Bari do portal CabecaFeita.com e vale lembrar que a cada aula, obras ficarão expostas, com a finalidade de ampliar a visão da cultura do Surf para os participantes.
Conheça o próximo palestrante (abaixo) da terça-feira, dia 22 de abril:
LUIZ HENRIQUE CAMPOS – “MARKETING NO SURF”
Luiz Campos, o Pinga, está à frente da Oakley há mais de 10 anos, realizando inúmeras ações de marketing relacionadas ao esporte.Diretor de marketing da empresa, Pinga tem um amplo conhecimento do mercado de surf e também do mercado de esportes em geral, realizando ações de patrocínio e apoio em diversas modalidades.
As vagas são limitadas, mas é possível se inscrever para as próximas aulas ou mesmo para cada palestra individualmente. O curso acontece de 24 de abril a 19 de junho, sempre às terças feiras, das 19h às 21h30, na Escola de Educação Física e Esporte da USP.
Acesse o site: www.fluxexperiences.com.br para maiores informações. Confira também o perfil de quem estará na 5ª edição do curso de Administração, Marketing e Gestão de Negócios em Surf na página do IBRASURF: http://www.fluxexperiences.com.br/curso-de-surf-na-usp/programacao
SERVIÇO:
Curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios
Local: Escola de Educação Física da USP
Data: de 24 de abril a 19 de junho (sempre às terças-feiras)
Horário: 19 às 21h30
Informações: (11) 5052-5011 ou pelo email ibrasurf@fluxexperiences.com.br
por Renata Lopes
Confira abaixo algumas imagens de Renato Santana: