Taiu é uma lenda viva do surf mundial. Considerado um dos melhores big riders dos anos 80, ele consagrou o Brasil nas maiores ondas do planeta, mas infelizmente teve sua carreira bruscamente interrompida um mês antes de completar 29 anos, quando uma onda mal completada na Praia de Paúba, Litorais Norte de SP, o deixou com a quarta vértebra cervical quebrada e a medula óssea traumatizada. Mesmo tetraplégico, ele não parou de lutar, de pensar no surf e de realizar projetos focados no esporte.
Nessa última segunda-feira, 12 de setembro, Taiu realizou uma sessão de surf adaptado na Praia das Astúrias, Guarujá (SP), buscando novamente o feeling que só os surfistas conhecem.
“Já estava sentindo falta de deslizar sobre as ondas. Neste mês de setembro, já fazia quase um ano que eu não colocava a prancha de surf adaptada na água”, disse Taiu, que nessa nova empreitada contou com a ajuda dos amigos Rodrigo Mullinha, Neco Carbone, Rodnei Costa e Nathan Brandi.
Não é em qualquer praia que é possível praticar o surf adaptado, e o canto da Astúrias é o lugar ideal quando as condições estão favoráveis. Por sorte neste dia o vento e a ondulação colaboraram para Taiu voltar ao outside.
“Depois de duas ondas muito boas surfadas e o sentimento de conquista, ao chegarmos ao fundo veio uma série de ondas maiores. Remamos com toda propulsão para cima dela para tentar passá-la e passamos no limite, dando uma empinada e quase decolando. O problema foi a aterrissagem que fizemos atrás da onda. Aterrissamos de lado e eu caí do banco quase que ejetado no impacto. A Jabiraca virou!” comentou Taiu após o caldo que o encheu de adrenalina.
Taiu usa um colete flutuador, uma bóia no pescoço e além de sua equipe, os salva-vidas também deram uma assistência profissional.
“Eu nem tenho palavras para agradecer a todos envolvidos. Eu fico muito agradecido a Deus (Jesus Cristo) nestas horas: ele nos protegeu e nos permitiu sentir essa felicidade absurda!!!” , comentou um emocionado Taiu.
Taiu é surfista, autor do livro “Alma Guerreira”, colabora como colunista em algumas publicações especializadas e trabalha pela inclusão das pessoas com deficiência através do esporte.
A equipe Ibrasurf parabeniza o ídolo Taiu e sua equipe por mais essa conquista!
Fonte: RicoSurf