O litoral sul de São Paulo recebe no próximo dia 4 de setembro (sexta-feira) o programa Surf Sustentável, na cidade de Iguape. O programa está percorrendo o litoral paulista para enraizar práticas pró-sustentabilidade entre os atores do esporte surf para a criação da Aliança dos Surfistas pelo Meio Ambiente.
A primeira edição do Seminário foi realizada na cidade de Ubatuba e contou com a presença de surfistas amadores e profissionais, fabricantes de pranchas, juízes de surf, artistas e admiradores do esporte.
A proposta, que está sendo implementada pela ONG Ecosurfi, visa catalizar parcerias na comunidade do surf, desvelando ações práticas voltadas para a preservação e conservação da área costeira, por meio de um amplo processo de debates, que terá como o seu primeiro produto a construção da Carta de Responsabilidades dos Surfistas para Sociedades Sustentáveis.
A Carta será elaborada por meio de um texto-base organizado em quatro eixos:
• Protagonismo dos Surfistas;
• Surfe e Gestão Costeira;
• Cultura Surfe e Consumo;
• Surfe, Juventude e Meio Ambiente.
Nessa oportunidade do seminário os participantes irão conferir no primeiro momento um ciclo de explanações com vídeos e palestras e na segunda parte acontece a oficina de construção coletiva de propostas daquela localidade.
O espaço escolhido para o evento será a Base do Lagamar da ONG SOS Mata Atlântica, localizada no centro de Iguape, na Rua XV de Novembro, 131.
Para participar do seminário, os interessados podem fazer a inscrições através da Base do Lagamar SOS Mata Atlântica (Iguape), pelo telefone (13) 3841 2379; Iha Comprida (Departamento de Esportes) pelo telefone (13) 3842 7000 ou Ecosurfi pelos telefones (13) 3426 8130 / 9751 0332 / 8134 2742 e pelo e-mail: surfsustentavel@ecosurfi.org.
Mais informações nos sites www.surfsustentavel.blogspot.com e www.ecosurfi.org.
A primeira fase do programa Surf Sustentável conta com o apoio: Associação Ubatuba de Surf, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Rede das Agendas 21 do Litoral Norte, Prefeitura de Ilha Comprida, SOS Mata Atlântica, Greenpeace – Campanha de Oceanos, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf, e projeto Cine Surf.
São parceiros estratégicos do programa a Aliança por um mundo Responsável, Plural e Solidário e a Global Garbage.