Serginho Laus e Everaldo Pato encaram a Pororoca da Indonésia

Durante a lua cheia de setembro o paranaense Serginho Laus, um dos maiores especialistas em pororocas do mundo, partiu para a Ilha de Sumatra na Indonésia para desbravar o Bono – a pororoca do Oceano Índico na vila de Teluk Meranti no perigoso rio Kampar. Junto com o surfista de ondas grandes Everaldo Pato Teixeira, seu parceiro de ondas de marés, partiram para a floresta em busca de ondas perfeitas e extremamente longas no desconhecido.

SerginhoLaus_XTrax_Onda1_Jump_Bono_RioKamp ar_TelukMeranti_Sumatra_Indonésia_2013
Foram 03 dias de aventura em que Laus teve participação especial nos programas Nalu Pelo Mundo, do Multishow, e Canal OFF, ambos da Globosat. Com aproveitamento de 100% a primeira equipe 100% verde amarela soube como desviar dos crocodilos, árvores, pedaços de pau e plantas que tornam o Bono, uma das pororocas mais perigosas do mundo. Como no Brasil também devasta as margens do rio e adentra mais de 40km com duração de até quase 02 horas.
Laus, que também foi duas vezes recordista mundial de surf na pororoca (Guinness Book), tentou alcançar a nova marca estipulada pelo inglês Steve King, que surfou 15km sem parar nessa mesma Bono, porém a onda não alcançou tamanho suficiente para que o brasileiro pudesse retomar a frente no livro dos recordes. “Nada é fácil nessa vida, ainda mais para os brasileiros!!! O recorde não saiu, mas continuo focado e preparado para quando encontrar a maré certa, seguir surfando por mais de 15km num tempo superior de 1 hora em cima da mesma onda. A Natureza é imprevisível, temos que fluir com ela caso contrário nada dará certo“, relata.
No segundo e maior dia da Tidal Bore (onda de maré), Laus pegou uma onda com cerca de 30 minutos, com partes surfáveis e outras apenas de espuma, fechadas, em que o atleta teve que se deitar na prancha. “Melhor ficar na onda, do que a deriva num rio cheio de crocodilos!!!“, lembra o desbravador de pororocas.

 

Agradecimentos especiais: Trip Bar Curitiba, BWT Operadora, HB – Hot Buttered, Goofy, Sumatra Surf, Bullys, Câmeras XTrax, Power Light Surfboards, ITA Travel Card, Academia Gustavo Borges, família Nalu Pelo Mundo e equipe Surfando na Selva.


Comentários