Mais um ano começou. Um novo ciclo se inicia. Mas porque? Pra que se criou esse marco, essa divisão do tempo em dias, meses, anos? E principalmente, porque ele é comemorado e considerado tão importante? É minha gente, Ibrasurf também é cultura e a gente te responde.
A natureza é mutável e mutante, está em constante renovação, e isso impressionou até nossos mais antigos ancestrais. Transformar esses ciclos da natureza em números no calendário dá ao ser humano a sensação de controle sobre o próprio destino.
As superstições que marcam o fim de um ciclo e o início de outro são inúmeras: pular 7 ondinhas, vestir roupas brancas, entregar oferendas, comer isso, não comer aquilo, além de promessas, muitas promessas.
Todos esses rituais de passagem servem na verdade para suprir uma necessidade do homem de transformação interna, e o mundo todo se mobiliza em função disso. É como se no reveillón se criasse um gigantesco mutirão de boas intenções para brindar o ano que está por vir e incentivar o exame de consciência em cada um de nós.
Alias, você sabia que a palavra “reveillón” significa “vigília”? Afinal, é preciso se estar acordado para receber o novo ano, o novo ciclo, e se livrar do antigo. É a clássica “hora da virada”, o momento que marca concretamente o surgimento de novas possibilidades, a oportunidade de melhorar, evoluir, relembrar os erros e acertos e se refazer. E é justamente para relembrar o ano que passou e enxergar tudo o que esta por vir que nós te convidamos pra a nossa Retrô 2015!
66 novos profissionais
Nos dias 28 e 29 de março a 18ª edição do Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surf e SUP recebeu áses do mercado, lendas vivas do surf e exemplos de garra, força e superação para um final de semana de esporte e educação. Começamos o ano capacitando mais de 60 profissionais, de diversos Estados do Brasil e do mundo, para atuar no mercado de Surf e SUP.
19.468 km rodados
Em 2015 resolvemos botar o pé na estrada levando arte, cultura, surf e muita diversão por onde passávamos. As duas etapas do 17º Circuito Universitário de Surf lotaram as areias de Maresias e Itamambuca, revelando novos talentos do esporte e brindando o público presente com sol, boas ondas, muita vibe e a excelência de um evento completo, como só o Ibrasurf sabe fazer.
Nos dias 17 e 18 de outubro a praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, foi cenário de uma das maiores festas do surf universitário carioca: o Carioca Universitário de Surf.
Depois de 10 anos longe da Ilha da Magia, nos dias 14 e 15 de novembro, desembarcamos em um dos principais picos do surf nacional, a Praia Mole, em Florianópolis, para o Catarinense Universitário de Surf.
Ufa! Rodamos o Brasil a fora e voltamos para casa trazendo universitários dos quatro cantos do país para encerrar o ano com chave de ouro no Festival Brasileiro Universitário de Surf.
E como se os caminhos por terra não bastassem, atravessamos oceanos para surfar as ondas perfeitas de um dos principais paraísos do surf mundial. A Barca Ibrasurf 2015 para Pasti, na Indonésia, é com certeza a surf trip dos sonhos e vai ficar marcada na memória.
107 bandas universitárias
Na onda de desenvolver a arte e a cultura entre os jovens universitários, o Ibrasurf vasculhou as principais faculdades paulistas em busca de novos talentos da música. E o Rock Fest Universitário foi um de nossos high scores do ano! Em parceria com a Rádio 89 FM prospectamos mais de 100 bandas universitárias e embalamos o público com som da melhor qualidade.
Parabéns à banda PH Moraes, campeã do Rock Fest Universitário 2015!
100 belezas naturais
Em meio a uma geração de aparências e vaidades ainda encontramos belezas naturais, que exaltam o life style da praia, encantam pelo carisma e personalidade, se preocupam com a qualidade de vida mais do que com a quantidade de bens, e todas elas foram reveladas no concurso Garota Universitária 2015.
Quase 100 meninas inscritas, das quais 10 foram curtir um final de semana com tudo pago na praia de Maresias, repleto de atividades especiais, mimos e regalias. 05 delas se classificaram para a etapa final, encantaram o público e os jurados durante um desfile cheio de charme, mas apenas 01 foi eleita a mais bela universitária do ano. Parabéns Ligia Teressani, da FMU!
70.000 drinks
Um dos pontos principais dos eventos do Ibrasurf é a atmosfera de união, amizade e confraternização presente em todos eles. E nada melhor do que uma boa festa para reunir e se divertir com a galera, não é mesmo? Só esse ano foram 06 festas diferentes: 03 Surf Parties em São Paulo, Beach Party Sirena e Beach Party Dope 012 em Maresias, e Beach Party Areia Summer, em Itamambuca. Ingressos sold out, um público descolado e diferenciado, além de um line up de primeira qualidade!
90.000 internautas
Nosso período de mudanças e transformações começou bem antes do final do ano de 2015. Para que vocês pudessem navegar com a gente de forma mais dinâmica e interativa, nós repaginamos por completo o Portal Online do Ibrasurf, e nesse mesmo fluxo veio junto a Flux Experiences & Entertainment.
Além de tudo isso, foram em média 100 atletas em cada competição, 3.000 pessoas na praia em cada etapa, 21.400 seguidores no Instagram, 59 mil curtidas no Facebook, 316.194 acessos no site, 115 horas de imagens gravadas, 1.500 fotos tiradas, 4.500 ondas dropadas, 344.080 minutos de trabalho realizado, 32.000 litros de água tomada, 4.768 cafezinhos, 10.874 músicas ouvidas e um número de sorrisos abertos que já perdemos a conta.
Vão fazer 2016 anos que o homem enumera o tempo tentando tomar rédea do seu destino, faz 6.570 dias que o Ibrasurf contribui para traçar o destino do surf no país. Que com esse novo ciclo que se inicia, venham mais dezenas de projetos a serem realizados, centenas de histórias para serem contadas e milhares de pessoas entrando na mesma onda, porque com esse crowd a gente não se importa.
Por Julia Figueira