Nas ondas da campeã Rayza Silveira

Rayza Silveira, saiu de Niterói, rumo a Maresias e voltou com o título de campeã do Festival Brasileiro Universitário de Surf.

O que mais instigou a sua vinda foi a vontade de competir e representar a sua cidade, além de conhecer uma das mais belas e melhores praias de surf do Brasil.

A carioca conta para nós um pouco da sua paixão pelo surf e como se preparou para este momento:

Aos 12 anos, ganhou sua primeira prancha: bodyboard. Com o incentivo do seu pai, foi pegando o gosto de aprender a surfar. Até que um dia, ficou de pé no bodyboard e pegou o gosto pelo surf, ganhou uma prancha de surf nova, começou a fazer escola de surf, no centro de treinamento CADES e assim vieram os primeiros campeonatos, onde foi vice campeã.

Ao longo dos anos Rayza foi aprimorando seu surf e participando de campeonatos, conseguindo conciliar seu curso de Ed. Física na Faculdade Maria Thereza, que proporciona conhecimentos teóricos e são aplicados em suas aulas de surf e treinos.

Rayza Silveira2

A idéia de dar Aulas de Surf, começou quando tentou ensinar seu irmão e amigos a surfar. Ela resolveu trabalhar com o que ela mais ama fazer. Então procurou qualificar-se e fez o Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surf.

Daqui 10 anos, Rayza Silveira se vê formada pela faculdade que atualmente esta cursando, trabalhando com o que gosta e morando em sua casa própria. E lógico, surfando muito e viajando em busca das melhores ondas.

Minha vida gira em torno do surf, eu nasci pra isso e não me imagino fazendo outra coisa.” Comenta a carioca.

Durante a semana, Rayza treina praticamente todos os dias em Itacoatiara e no canal de Itaipu no Rio de Janeiro e aos finais de semana pega onda em outras praias do litoral carioca.

No mar ainda existe um pouco de preconceito, por alguns homens se incomodares com o fato delas surfarem melhor que eles. Mas ela não se importa, entra no mar e faz o que mais ama.

Quando saiu a notícia do Festival Universitário de Surf de 2013, Rayza começou a treinar muito e seu shaper Beto Guarino preparou duas pranchas novas para o campeonato. Passou na 1­ª e 2ª fase em primeiro, com boas notas e na final entrou na água decidida a ganhar, quando o mar ficou sem onda deixando-a nervosa, mas logo veio uma onda boa e deu seu melhor, garantindo a vitória.
“…Logo depois olhei para a areia e vi meus amigos pulando, foi quando dropei a onda de joelhos e gritei muito, soltei todo o ar dos pulmões, um dos momentos mais emocionantes da minha vida.”

isa monte
Para Rayza valeu muito a pena este campeonato, aprendeu que é necessário manter o foco até os minutos finais das baterias. O surf vai muito além de um esporte ou de um passatempo… SURF = RELIGIÃO!

Bate volta:
Uma música: Scream & Shout (feat. Britney Spears) – Will.i.am
Melhor trip: Norte do Peru
Melhores cias pra session: Meus amigos do surf
Se fosse um animal seria: Lhama
Um sonho: Indonésia
Uma qualidade: Extrovertida
Um defeito: Impulsiva
A melhor onda está: Piscinas – Peru

Mensagem:
Quero agradecer a todos os meus apoiadores Lanchonetes Compão, Pranchas BOU e Todaro Surf Ware. Aos meus pais que estavam na torcida pela internet, aos meus amigos que estavam lá na areia da praia e aos que estavam aqui na torcida. Parabéns ao IBRASURF pelo evento, estou muito feliz com essa conquista.

Fotos por: Akiwas, Eduarda Barrionuevo, Isa Monte, Marcello Zambrana, Maria Puyol e Vanessa Amorim .


Comentários