Ibrasurf entrevista Fernanda “Gringa” Infanti

Quebra-mar - Santos. Foto: Fernando Liberatti

Quebra-mar - Santos. Foto: Fernando Liberatti

Praia do Tombo - Guarujá. Foto: Fernando Liberatti

Praia do Tombo - Guarujá. Foto: Fernando Liberatti

Jail´s - Maldivas. Foto: Rick Werneck

Jail´s - Maldivas. Foto: Rick Werneck

São Pedro - Guarujá. Foto: Rafael Fazano

São Pedro - Guarujá. Foto: Rafael Fazano

Sultans - Ilhas Maldivas. Foto: Manoela D Almeida

Sultans - Ilhas Maldivas. Foto: Manoela D Almeida

Rocky Point - Hawaii. Foto: Marcio David

Rocky Point - Hawaii. Foto: Marcio David

Sultans - Ilhas Maldivas. Foto: Rick Werneck

Sultans - Ilhas Maldivas. Foto: Rick Werneck

Sultans - Ilhas Maldivas. Foto: Manoela D Almeida.

Sultans - Ilhas Maldivas. Foto: Manoela D Almeida.

Chickens - Ilhas Maldivas. Foto: Manoela D Almeida

Chickens - Ilhas Maldivas. Foto: Manoela D Almeida

Surfista, artista e de bem com a vida, Fernanda Infanti, a Grande Campeã do Circuito Universitário de Surf 2012, veio nesse mundo, entre uma onda e outra, pra inovar.

Depois do seu 1º contato com uma prancha, aos 11 anos, quando ainda morava em São Caetano – SP e surfava apenas aos finais de semana, não conseguiu mais ficar um dia sem surfar. Com o incentivo da família e o privilégio de se mudar para o litoral, Fernanda foi se dedicando ao esporte cada dia mais.

Ela conta que nunca sofreu preconceito por ser mulher, pelo contrário, ainda consegue algumas vantagens, como cavalheiros oferecendo as melhores ondas da série. Além disso, identifica um grande crescimento do surf feminino no seu dia a dia, por ter cada vez mais meninas dentro da água:

“Antigamente eu só surfava com meninos, hoje a maioria das minhas amigas pegam onda. Eu acredito que o espaço feminino é tão grande quanto o masculino. Quando se respeita fora do mar, dentro terá o mesmo respeito. Respeitar para ser respeitado”.

Hoje, formada em Artes Plásticas pela Universidade Santa Cecília, ela vê o surf como um “compromisso com o mar”, dedica algumas horas do seu dia em estar na água e surfar o tempo que o dia lhe permitir. Além disso, ela organiza seus compromissos profissionais de acordo com a ondulação, para não perder um mar clássico e poder ter mais tempo na session.

Fernanda Artista:

Sempre procurando o novo, seja em sua profissão como na vida, Fê gosta de inovar, explorar, experimentar, criar e continuar sempre buscando o desconhecido, o inovador.

A inspiração para seus trabalhos de arte é o surf: “Surf e Arte são meus oxigênios.”

Fernanda Atleta:                                     

Depois de já correr muitas etapas do Circuito Paulista Universitário de Surf, realizado pelo Ibrasurf, Fernanda não pretende parar. Ela acha que é o único Campeonato que ainda se importa com os atletas. Infelizmente, pensar em seguir carreira e ser surfista profissional no Brasil, ela já riscou de seu planos. Pra ela falta incentivo:

“Não existem mais campeonatos no Brasil com a estrutura e atenção que o Ibrasurf realiza junto a Quiksilver. Ainda mais para o surf feminino, não existe mais campeonatos Municipais, Paulista, muito menos o Brasileiro. Está realmente tudo abandonado e o Circuito Universitário de Surf é o único que incentiva os surfistas.”

Quando se trata em entrevistar Fernanda Infanti, tem uma pergunta que não pode faltar, e a resposta tem que ser na íntegra: O que é Felicidade pra você??

“Nossa… Felicidade? Ela está em toda parte. Dentro de mim, de você. Acredito que a felicidade, é quando você se ama muito e consegue apreciar tudo que esta a sua volta. É poder viver seus dias como se realmente fossem os últimos. É estar em harmonia com seu “eu” e sentir a sintonia das coisas em volta. É buscar fazer o que deseja fazer. É estar com quem gosta. É dizer o que sente de verdade. É viver o que realmente está dentro de você, o que você ama e te faz bem.
Assim…a felicidade sempre vai estar no seu sorriso”.

BATE E VOLTA:

Um som que não pode faltar no Ipod: Nightmares on Wax – Date with Destiny.
Melhor Trip da vida: Ilhas Maldivas e Hawaii (duas sem comparações).
Uma manobra: Tubo.
Surf pra você é: Felicidade.
Se você fosse um animal seria: Um peixe.
Um sonho: Surfar enquanto estiver viva.
Uma qualidade: Otimista.
Um defeito: Imediatista.
Uma mensagem: Viver o que te faz feliz.


Comentários