O Instituto Brasileiro de Surf promoveu nos dias 13, 14 e 15 desse mês o curso “Treinamento e técnicas de apnéia no surf”, em parceria com a ApneaSports e ministrado por Christian Dequeker.
Em busca de melhor rendimento no esporte, treinamentos de respiração e técnicas para suportar situações difíceis no mar, surfistas de diferentes níveis e praticantes de outras modalidades participaram do curso.
O cronograma contou com uma aula teórica no primeiro dia e duas aulas práticas no final de semana: uma na piscina do Centro Olímpico Ibirapuera e uma na praia de Riviera de São Lourenço, em Bertioga.
Depois de conhecerem os exercícios na teoria, os alunos passaram o sábado na piscina, com muito sol. A aula começou com exercícios de respiração no seco e logo após todos já entraram na piscina passando por exercícios de apnéia estática, dinâmica e a metodologia em si com exercícios funcionais colocando as técnicas em prática.
No domingo, foi a vez de aplicar a apneia no mar. O sol ficou tímido, dando lugar a chuva pela manhã. Mas isso não foi suficiente para desanimar a galera.
O treino começou com uma corrida até as pedras e remada até alcançar profundidade para início de exercícios que haviam sido treinados no dia anterior. Com muita fruta, água e Soul Energy, a galera recuperou a energia para a segunda parte do dia. Mesmo com ondas de 0,5 metro, todos caíram no mar para uma surf session colocando as técnicas em ação.
“A expectativa foi alcançada, de acordo com as metas propostas pelos exercicios. O pessoal sentiu bem o treinamento especifico para o surf, em comparação a outros treinamentos, como natação e musculação”, explicou Dequeker, que é recordista brasileiro em apneia.
O curso “Treinamento e técnicas de apnéia no surf” foi uma realização do Ibrasurf, em parceria com a ApneaSports, e contou com o apoio de Star Point e Soul Energy.
Marilia Fakih