Hang Loose Pro

 Tops chegam em peso

A lista completa dos tops do ASP World Tour que disputarão o Hang Loose Santa Catarina Pro ainda não foi anunciada oficialmente, mas a expectativa é de participação recorde de surfistas estrangeiros na história da etapa brasileira.

Gerente geral do Circuito Mundial, Renato Hickel informou que apenas dois estão contundidos, o australiano Luke Stedman desde o início do ano e o norte-americano Gabe Kling, que ainda não confirmou se já se recuperou da fratura no pé sofrida no Tahiti.

A cidade de Imbituba vai sediar o quarto desafio da temporada de caça ao título mundial, com as maiores estrelas do esporte pela primeira vez competindo em Santa Catarina no meio do ano, no inverno, que é a melhor época para a entrada de grandes ondas na região Sul do país e especialmente na praia da Vila.

Todos deverão estar prontos para estrear no próximo sábado (27/6), pois o Hang Loose Santa Catarina Pro será realizado no formato de competição antigo, com os 48 participantes sendo divididos em baterias de três atletas na primeira fase, que não é eliminatória.

Os vencedores avançam para a terceira fase e os perdedores têm nova chance de classificação na repescagem, quando as baterias passam a ser homem-a-homem. A primeira chamada para o início já foi anunciado para as 7 horas do sábado. O prazo do evento vai até o domingo da semana seguinte (5/7).

A corrida pelo título mundial da temporada está só no início e todos podem entrar na briga com uma vitória no Hang Loose Santa Catarina Pro. O australiano Joel Parkinson começou bem. Venceu as duas primeiras etapas na Austrália, perdeu a invencibilidade no Tahiti, mas continua com boa vantagem no ranking.

“Eu não penso em título mundial quando vou para um campeonato, mas o evento do Brasil esse ano será o ponto crítico para o restante da temporada. Vai ser interessante também competir no inverno, pois nos acostumamos com aquele clima de carnaval de outubro, com sol e calor. Tomara que dê boas ondas também como nos outros anos”, deseja Parko.

Apenas cinco surfistas têm chances matemáticas de tirar a sua liderança no WCT Brasil e o paulista Adriano de Souza é um deles. O Mineirinho do Guarujá vive seu melhor momento na carreira, fez sua primeira final no ASP Tour na abertura da temporada na Gold Coast e ocupa a quinta posição no ranking.

Os outros concorrentes de Parkinson em Imbituba são o vice-líder Taj Burrow, o terceiro colocado Mick Fanning, o quarto C. J. Hobgood e o sexto Jordy Smith.

Já o defensor do título, Kelly Slater, ao contrário, vive um dos piores inícios de temporada da sua brilhante história de nove vezes campeão mundial e de muitos recordes na ASP.

Ele testou uma prancha com quatro quilhas na primeira etapa e só passou uma bateria. Depois, perdeu na estréia nas outras duas, amargando três vezes o 17º lugar. 

O início da virada pode ser no Hang Loose Santa Catarina Pro. Ele venceu a primeira edição do WCT Brasil no Sul do país em 2003 e em Imbituba recuperou a coroa de número um do mundo em 2005, festejando o hepta depois de sete anos.

Recorde de estrangeiros Se for confirmada a presença de praticamente todos os top 45 do ASP Tour 2009, o Hang Loose Santa Catarina Pro entrará para a história com um recorde de participação de surfistas estrangeiros no Brasil.

Por outro lado, poderá ser a etapa com menos brasileiros desde a implantação das duas divisões no Circuito Mundial em 1992. Além dos três únicos que já fazem parte da elite, Adriano de Souza (SP), Jihad Khodr (PR) e Heitor Alves (CE), entrarão três como convidados, o campeão catarinense Marco Polo (SC), o campeão brasileiro Gustavo Fernandes (RJ) e mais um indicado pela Hang Loose, que patrocina o evento junto com a Skol este ano.

“Até a presente data (quinta-feira, 17), recebi somente uma notificação de ausência para este ano”, escreve Renato Hickel por e-mail. “Luke Stedman fraturou o pé direito e nem disputou as três primeiras etapas do ASP World Tour 2009. O replacement (substituto) número um da ASP, Jay Thompson, entrou no lugar dele nas outras e já aceitou o convite para preencher a vaga no Brasil. O Gabe Kling também faturou o pé lá no Tahiti, mas ainda aguardamos uma posição dele se vai participar”, ressalta o Tour Manager do ASP Tour.

Até então, o menor número foi registrado no ano de estréia do ASP World Championship Tour, 1992, quando oito competiram entre os 48 participantes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). De lá para cá, só uma vitória brasileira. Ela foi conquistada na mesma praia em 1998 pelo paranaense Peterson Rosa, um dos onze que disputaram aquela prova na capital carioca.

Em 2003, a etapa brasileira do ASP World Tour mudou para Santa Catarina, mas o jejum de títulos verde-amarelos continuou, até quando o número de brasileiros quase igualou o de estrangeiros.

E o Hang Loose Santa Catarina Pro pode entrar para a história nos dois extremos. No ano passado, com Kelly Slater faturando o título mundial na Espanha com duas etapas de antecedência, houve um esvaziamento inédito.

Muitos alegaram contusão para não competir em Imbituba, outros simplesmente descartaram a etapa e a quantidade de brasileiros atingiu um recorde de vinte surfistas, contra 28 estrangeiros, que levaram o caneco mais uma vez.

O australiano Bede Durbidge ganhou a disputa pelo vice-campeonato mundial com a vitória no Hang Loose Santa Catarina Pro e quer repetir o resultado para entrar na lista dos candidatos ao título de 2009.

“Todo mundo vai estar no Brasil esse ano, porque a corrida do título está aberta para todos ainda. Deu boas ondas no ano passado e me falaram que nesta época elas são maiores, mas com 4 pés (1,5 metros) fica muito bom, rola uma direita do meu estilo”, diz Bede Durbidge.

Mick Fanning é o único bicampeão do WCT Brasil em Imbituba e comemorou o título mundial com a segunda vitória consecutiva em 2007.

“Eu adoro competir no Brasil. O público é enorme e passa uma energia muito boa para a gente”. Ele nomeou alguns favoritos: “Eu acho que o Taj Burrow é uma parada dura, já venceu três vezes no Brasil (uma delas em Imbituba) e vem embalado de um vice-campeonato no Tahiti. O Adriano de Souza também é outro forte candidato. Ele está tendo um grande ano e terá todo apoio da multidão. E outro para se assistir é Bede Durbidge, atual campeão do evento que precisa de um grande resultado para voltar para o topo do ranking”, declara Mick Fanning.

WCT Surf Music Festival No sábado (27/6), também acontece o WCT Surf Music Festival no novo espaço de shows do Mar del Rosa, na praia do Rosa, em Imbituba (SC).

O baterista Teco Padaratz agora vive mais intensamente a carreira artística e vai dividir o palco com convidados especiais, Armandinho e John Bala Jones.

Mas, a grande atração é a banda australiana The Beatiful Girls, uma das melhores de surf music do mundo. O WCT Surf Music Festival vai começar a partir das 16 horas no Mar del Rosa e os ingressos já estão a venda em Florianópolis e em Imbituba.

O Hang Loose Santa Catarina Pro 2009 é uma realização da Gate e Quântica Promoções e Eventos em parceria com o Grupo RBS. Patrocínio: Hang Loose e Skol. Apoio: Prefeitura de Imbituba e Governo do Estado de Santa Catarina e Fundesporte – Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.

 

fonte: waves


Comentários