Festival da Pororoca Inglesa

Após passar pelas pororocas da França e China, o paranaense Serginho Laus, recordista mundial de surf numa mesma onda (11,8km – Guinness Book) se prepara para desbravar mais uma onda de maré; dessa vez na Inglaterra. Laus e equipe Surfando na Selva estarão representando o Brasil participando do Festival “The Magnificent Severn“ na cidade Gloucester entre os dias 10 e 12 de setembro, no Reino Unido.

É esperado mais de 1.500 pessoas no maior evento de Surf de Maré do mundo, onde se comemora o 55o. aniversário de surf no rio Severn. Diversas atrações como; shows de bandas locais, pescadores de salmão, passeios ecológicos, comidas típicas, oficinas de surf, filmes, arte e poesia da pororoca inglesa,  acampamentos, além do surf em águas congelantes.

A “pororoca inglesa”, chamada de Severn Bore acontece com a mesma frequência desse fenômeno de maré na Amazônia. Toda lua cheia e nova as águas se movimentam com maior volume e adentram o rio Severn em forma de ondas perfeitas.

O surf de maré (Tidal Bore Surfing) iniciou justamente na Inglaterra há 55 anos. A cultura dessa vertente do surf convencional fez com que os praticantes criassem a comunidade dos “Bore Riders”, traduzido como: “Surfistas de marés”. No Brasil esse movimento se formou apenas em 1997 marcando o início do surf na pororoca.

Além de todas as atrações do evento, Laus terá um momento especial em que será homenageado pelos ingleses por superar o recorde mundial dos anfitriøes da casa numa onda de maré por duas vezes, além do trabalho de divulgar, mapear e explorar as “pororocas” mundiais. “Estou muito feliz por estar cumprindo mais uma etapa do meu projeto, que é explorar todas as pororocas do mundo. Vou me encontrar com antigos recordistas de surf de maré e o primeiro surfista que conseguiu a autorização pra desbravar o Dragão Negro na China”, declara Serginho Laus, especialista na Pororoca.

E será no rio Severn, o qual tem a segunda maior maré do mundo (15,4m), que Laus irá marcar mais um ponto para o Brasil reresentando a bandeira verde e amarela no berço do surf de marés.

Informações: http://www.magnificentsevern.co.uk


Comentários