Foram definidas, pela APSU (Associação Paulista de Surf Universitário), as datas do Circuito Paulista Universitário de Surf (edição 2009). Mantendo os mesmos picos e o mesmo formato do ano passado, com três etapas, o Paulista Universitário se consolida como o mais tradicional circuito universitário do país, completando 11 anos de vida.
A primeira etapa será nos dias 30 e 31 de maio, na praia de Maresias,
Já na segunda etapa, nos dias 26 e 27 de Setembro, os universitários voltam a Itamambuca, Ubatuba. A praia ficou de fora do calendário entre 2005 e 2007 e a partir do ano passado voltou.
A praia de Pitangueiras, Guarujá, vai finalizar o circuito, nos dias 28 e 29 de Novembro. Para Michel Cardoso, vice-presidente da APSU o circuito pretende cada vez mais se tornar referência para outros estados. “Ter o apoio das faculdades aliado ao empenho da nova diretoria é fundamental para o sucesso do evento”, colocou o bi-campeão do Circuito, em 2004 e 2005. Para Michel, o campeonato não tem favorito. “Os campeões do ano passado virão com força total, tem o atual Campeão Brasileiro Universitário Lucas Felipe (FABE) que também está despontando. A disputa será muito boa em todas as categorias.”
Devido a parceria com o canal BandSports, o Paulista Universitário foi o evento amador de surf no Brasil em 2008 que mais ofereceu retorno de mídia televisiva, com um compacto de cinco minutos toda segunda-feira após cada etapa e na quinta-feira, um programa de meia hora de duração, com todas as imagens e melhores baterias.
O evento também terá emissão zero de carbono, graças a uma parceria firmada entre a APSU e a Environmental Brothers. Vale ressaltar que a APSU é uma entidade filiada à Federação Paulista de Surf e tem o direito exclusivo de realizar eventos universitários de surf no estado de São Paulo e chancelar os campeões estaduais universitários de surf.
Ranking final 2008
Categoria Open
1º – Dárcio Dias (Uniesp) – Campeão Paulista Universitário
2o – Maurício Pelé (Unisep)
3º – Raphael Rocha (Unimonte)
4º – Anderson Jorge (Unimodulo)
Categoria Paulistana
1º – Pedro Regatieri (UNIP) – Campeão Paulista Universitário
2º – Pedro Oliveira (Unisantana)
3º – Murilo Bastos (Trevisan)
4º – Marcos Salusse (FGV)
Categoria Feminino
1º – Geórgia Paschoal (Belas Artes) – Campeã Paulista Universitária
2º – Jaqueline Diniz (Unimonte)
3º – Fernanda Infanti (Unisanta)
4º – Lívia Lopes (Unitau)
Categoria Formados
1º – Maurício Duarte (UNIP) – Campeão Paulista Universitário
2º – Tymer Maricato (USP)
3º – Sergio Petroni (Mackenzie)
4º – Daniel Lopes (UNIP)
Rafael Laudisio – SUMATRAMKT