O paranaense Serginho Laus, Bore Rider Pro e 2 x recordista mundial de surf na pororoca, embarca em mais uma aventura em busca das ondas mais longas do planeta. O destino agora é o Silver Dragon, pororoca chinesa, no rio Quintang na cidade de Hangzhou (China). Ele leva na bagagem a sua Flying Fish 5’6’’ quadriquilha de PowerLightsSurfBoards e o conhecimento de duas temporadas na muralha de água da China para guiar a equipe brasileira no evento Surfing China Silver Dragon Championship, que acontece entre os dias 12 e 19 de setembro.
O especialista em ondas de maré embarcou para Hong Kong juntamente com os renomados surfistas Everaldo “Pato” Teixeira e Chloé Calmon. De Hong Kong são duas horas de carro até Shenzen e mais uma hora de avião até Hangzhou, palco do evento que em 2009 reuniu mais de meio milhão de pessoas para acompanhar Laus e equipe, distribuídos ao longo dos 20km de surf. O evento também tem a presença de uma equipe de norte americanos que estão realizando uma confraternização na onda de maré proibida.
“As expectativas são muito grandes, uma vez que a lua nova tem uma amplitude de maré imensa… Com isso esperamos que a lua cheia venha com mais força e intensidade. Os desafios serão surfar num rio que parece uma arena, todo concretizado e com obstáculos não comuns na Amazônia, como: decks de contenção da maré, pontes e estruturas de ferro que ficam largados no rio após construções”, analisa Laus.
Após Hangzhou, Laus e a equipe irão até Beijing fazer filmagens e fotos na Muralha da China, Praça da Paz Celestial e os famosos Templos chineses.
“Essa é a minha terceira temporada na China e dessa vez além do surf teremos atividades extras como o skate e o SUP. Além de uma rodada de negócios com grandes chances de realizar um intercâmbio BrasilxChina fomentando as pororocas dos dois países, assim gerando um fluxo no corredor turístico econômico no entorno desses fenômenos fluviais”, assim Laus avalia as condições e oportunidades de divulgar a Amazônia, a pororoca e o Brasil na Ásia.
A trip está sendo 70% patrocinada pelo governo Chinês e passagens da Plan Air, Surfing China, Wavsono/SAA. Já Serginho Laus é patrocinado pelas marcas OGIO, GOOFY, SUMATRA e RESERVA, com apoio das Pranchas TBC, Power Light Surfboards, Academia Gustavo Borges e MGM Surf.
“O mais difícil nós temos; a autorização do governo comunista para surfar a pororoca chinesa. Teremos todo o suporte e apoio das autoridades locais! Tem tudo para ser um espetáculo cheio de adrenalina e emoção”, revela um dos maiores especialistas em ondas de marés no mundo.
Acompanhe tudo pelo Site Oficial do evento (http://www.surfingchina.org/english/), no Site da Equipe Brasileira (www.surfandonaselva.com.br) , no Twitter ( @serginholaus) e no Facebook ( /SerginhoLaus) !
Auera Auara