No dia 3 de outubro, o Brasil vai às urnas para eleger representantes em cinco cargos para os próximos quatro anos: presidente, senadores, governadores, deputados federais e estaduais.
Muita gente, em especial os jovens, torce o nariz quando o assunto é política, desacreditados pelos escândalos e falta de comprometimento dos atuais representantes públicos. Mas há muita gente querendo mudar este quadro e mostrar que vale a pena usar o voto com responsabilidade.
Nessa onda, os surfistas também devem ter a consciência de que só depende de nós mudarmos a situação atual do país. Alguns candidatos já incluíram o Surf em sua pauta de candidatura e apresentam projetos que beneficiam este nicho.
É o caso de William Woo e Thiago Lobo, que concorrem aos cargos de Deputado Federal e Estadual, respectivamente.
William é surfista há 25 anos e seu passado inclui experiências em fábricas de pranchas e surf trips por diversos picos. Já foi vereador e deputado federal, sempre apoiando em seu mandato eventos de Surf pelo Brasil, como os Circuitos Universitários, o SP Contest e etapas do WQS.
É dele o Projeto de Lei 6291/09, que inclui pranchas de surf entre os itens de bagagem comum nas viagens aéreas e acaba de vez com a cobrança abusiva de taxas para transporte desses equipamentos.
Em abril deste ano, Woo teve aprovado um projeto de Lei que define locais para a prática de atividades esportivas, como o Surf, e proíbe a pesca com redes nessas áreas. Acidentes envolvendo surfistas e redes de pesca são comuns e, muitas vezes, fatais.
“Minha opção pela vida pública nasceu da vontade de contribuir para criação de melhores condições de segurança, discutindo ações e apresentando projetos políticos nesse sentido. Tento buscar um pouco dessa energia dos surfistas e levar para o meu trabalho político”, revela William Woo.Thiago Lobo também quer fazer mais pelos surfistas e esportistas em geral. Durante sua gestão na Coordenadoria de Esportes Radicais na Prefeitura de São Paulo, ele promoveu diversos eventos para trazer mais opções de esporte aos paulistanos.
Clínicas de Surf e Stand Up Paddle na Virada Esportiva, aulas de Surf gratuitas em piscinas para a população carente, e eventos que fomentam o esporte na cidade, como o Congresso Brasileiro de Surf e o FestivAlma Surf estão em seu currículo.
Se for eleito Deputado Estadual, sua área de abrangência aumenta, passando a atingir a capital, interior e principalmente o litoral de São Paulo. Com isso, aumentam também as possibilidades de se investir no Surf.
“Acredito que não só na cidade de São Paulo devemos apoiar o Surf. Tive a experiência aqui na capital e vejo que é possível fomentar o esporte ainda mais nos próximo quatro anos, levando as nossas conquistas e aprendizados para o litoral e porque não para o interior”, afirma Thiago Lobo.
O voto é uma ferramenta de cidadania, é uma procuração que você confia a um candidato para falar em seu nome. Por isso, antes de anular seu direito, conheça os candidatos que estão fazendo campanha e estude propostas.
Apesar da descrença de muitos, nem tudo está perdido na política brasileira e nem todo candidato é ficha suja!
Conheça o passado de seu candidato:
Transparência Brasil: http://www.transparencia.org.br/index.html
Lei Ficha Limpa: http://www.fichalimpa.org.br/index.php
William Woo: http://www.vote2321.com.br/
Thiago Lobo: http://www.thiagolobo.com.br/