Mais uma etapa do Circuito Paulista Amador – Hang Loose Surf Attack aconteceu no último final de semana dos dias 14 e 15 de julho. Com ótimas ondas e um pessoal com sede de vitórias as baterias foram super disputadas e fora da água os jovens talentos tiveram muitas atividades.
Numa tenda exclusiva os atletas participantes fizeram uma avaliação física completa com peso, estatura, flexibilidade (banco de Wells), impulsão horizontal, percentual de gordura (dobras cutâneas), teste de força-resistência abdominal e análise postural digital.
Todos os dados e resultados são analisados e entregues no próprio final de semana ou encaminhados por e-mail, servindo como uma excelente ferramenta de controle e otimização da performance dentro da água. Na entrega todos os atletas, técnicos ou parentes tem a oportunidade de trocar informações com os profissionais envolvidos, no caso da área de nutrição, educação física, esporte e fisioterapia.
Contando com crianças e jovens entre 8 até 18 anos, ao longo do final de semana também ocorreram atividades de recreação e gincanas, visando integrar os envolvidos e dar um clima de descontração ainda pouco encontrado nas competições. No sábado a tradicional corrida de saco com as categorias individual e em duplas agitou a garotada e divertiu a galera na praia. Domingo foi a vez de o pára-quedas ACTUAL entrar em ação, em baterias de dois participantes, todos tentavam ser rápidos e vencer a resistência do vento no pára-quedas. As disputas eram abertas a todos que estavam na praia e os vencedores receberam brindes da HANG LOOSE.
A qualquer momento do final de semana o atleta pode chegar no espaço , preencher uma ficha de cadastro e iniciar sua avaliação. Primeiramente, é feita a pesagem, estatura, e em seguida coletadas as dobra cutâneas que darão o percentual de gordura e índice de massa corpórea. Além de coletar dados, os atletas também conversam com a nutricionista Karyna Pugliese sobre alimentação, hidratação e balanço nutricional para a competição e o treinamento.
Após isso, nos testes neuromotores os dados coletados são correlacionados com a população mundial de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e entre os surfistas de determinada categoria. Segundo Ney Batista, até o presente momento, no Teste força-resistência abdominal, encontramos a maioria dos atletas abaixo da média, relacionado a isso observamos um alto índice de hiperlordose indicando o enfraquecimento dos músculos abdominais e encurtamento da musculatura da região lombar. Outra avaliação abaixo da média foi a flexibilidade (Banco de Wells), a pouca cultura de alongar-se somada a exaustivas horas de prática do surf criaram um encurtamento de toda cadeia posterior auxiliando para os desequilíbrios musculares. No Salto horizontal, é avaliada a potência dos músculos inferiores (exercer o máximo de energia num ato explosivo, também conhecida como potência muscular) a distância alcançada pelo atleta dará seu parâmetro dentro da população. Nota-se que atletas com boa impulsão horizontal tem tido destaque na execução de manobras fortes e conseqüentemente, boas pontuações.
Na parte postural, o fisioterapeuta Paulo Ribeiro coleta fotos de todos atletas em 4 ângulos diferentes: frente, costas, lateral esquerda e lateral direita. Com a análise completa, explica individualmente os desvios apresentados e a maneira correta de corrigi-los através da fisioterapia e treinamento.
O projeto vem ganhando peso ao longo dos anos e atualmente está sendo preparado um artigo científico para publicação e apresentação em congressos científicos com os dados coletados.
A idéia de todo trabalho é poder educar as novas gerações, criando atletas mais saudáveis e otimizando sua carreira ao longo dos anos, nessa etapa tivemos mais de 50 jovens atletas avaliados. Um serviço gratuito oferecido pela HANG LOOSE, que mais uma vez inova e agrega o devido valor ao surf brasileiro.
Porém não é apenas avaliando os jovens atletas que se resume o trabalho do Surf Attack Center. No mesmo espaço também são oferecidos serviços de aquecimento, alongamento, mat pilates e dicas de treino. Contando com o apoio da ACTUAL , empresa especializada em preparação física, diferentes materiais auxiliam na execução dos movimentos, estimulando a propriocepção, concentração e equilíbrio entre os competidores.
Uma experiência excelente para todos envolvidos que trás um retorno enorme para atletas, profissionais, família e a própria marca. Em anexo algumas fotos ilustrando a matéria.