Concurso premia melhor monografia sobre lixo marinho

A organização não-governamental Local Beach Global Garbage abriu inscrições para o concurso de monografias sobre a temática lixo marinho. A iniciativa quer estimular o desenvolvimento de estudos acadêmicos relacionados ao tema nos cursos de graduação de universidades em todo o Brasil.

Segundo os organizadores, existem cursos em que abordam o assunto sobre lixo marinho, porém sua importância não é valorizada, como em Oceanografia e Ciências Biológicas.

O concurso também tem o objetivo de disseminar a temática em cursos onde ela é ainda pouco abordada, mas tem significativa importância, a exemplo de Ciências Econômicas, Direito, Turismo, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social e Engenharia Ambiental.

Lixo marinho global

A coordenadora da comissão de julgamento do concurso, Juliana Ivar do Sul, contou que, nas últimas décadas, ocorrências da presença de lixo em ambientes marinho e costeiros foram reportadas em todo mundo, inclusive no oceano Antártico, onde ainda é pouco conhecido pelo homem.

“No Brasil, estudos são realizados há pouco mais de dez anos. Poucos pesquisadores desenvolveram grupos especificamente relacionados ao assunto e, consequentemente, este rumo da poluição marinha ainda é pouco explorado em monografias de conclusão de curso de graduação.”, revelou.

Por outro lado, o problema da contaminação em praias, mangues e outros ambientes marinhos aumenta, proporcionalmente, com o consumo de produtos descartáveis, geração de lixo, ausência de técnicas adequadas para sua eliminação e desconhecimento da sociedade em geral quanto às consequências da presença de lixo marinho no ambiente.

A ONG Local Beach Global Garbage trabalha no monitoramento e identificação do lixo marinho depositado em oceanos e que são aportados na região de Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia. Com o apoio e financiamento da fundação alemã Lighthouse Foundation, ela conta com três programas de ação id Garbage, Onda Verde e Amigos do Lixo.

Inscrições

O concurso está aberto para inscrições de alunos de todos os cursos de graduação, concluintes em 2009, de universidades federais, estaduais e particulares, sediadas no Brasil. 

Não há restrições quanto aos aspectos abordados na monografia (levantamento quali-quantitativo, padrões espaciais e temporais, interações com a biota, etc.), porém a monografia deve obrigatoriamente abordar o tema lixo marinho.

A data limite para as inscrições é 31 de janeiro de 2010, com resultado anunciado no dia 15 de maio de 2010. Para participar, as monografias devem ser enviadas de forma digital (preferencialmente em pdf.) para o e-mail monografia@globalgarbage.org.

Mais informações: http://www.globalgarbage.org/premio_monografia_lixo_marinho.html


Comentários