Pioneiro entre as competições universitárias que hoje acontecem em todo o país, o Circuito Paulista Universitário de Surf chega este ano à sua 9ª edição apresentando um formato que resgata o ambiente descontraído de suas primeiras edições e prioriza a integração e união entre os estudantes.
Considerado um dos eventos mais importantes e de maior premiação no inicio dos anos 2000, quando premiou na mesma temporada seus participantes com três automóveis zero km e doze passagens aéreas, o evento ganhou um ar cada vez mais competitivo e atraiu surfistas da elite profissional e amadora de todo o estado.
As disputas mais acirradas e o crescente aumento do nível técnico, porém, acabaram por desestimular alguns estudantes a competir, pois dificilmente teriam condições de obter um bom resultado.
Foi criada então a categoria paulistana, exclusiva para atletas que estudam e moram na capital ou grande São Paulo, alunos que vivem longe da praia e praticam o esporte apenas aos finais de semana.
“A idéia é oferecer a todos os surfistas condições parecidas em suas baterias, nivelando os níveis de desempenho e as chances de cada competidor. E também ter a participação cada vez maior da galera que não costuma competir mas tem no Universitário uma maneira de se divertir e vivenciar essa inesquecível experiência”, explica Alexandre Zeni, presidente da APSU, Associação Paulista de Surf Universitário.
Para isso, os universitários também mudaram o formato das competições tradicionais e passaram a competir num sistema bastante interessante e disputado, onde todos entram na água duas vezes e os com melhor pontuação avançam às fases finais.
Além de deixar o campeonato indefinido praticamente até a última onda da fase classificatória, o formato interfere na estratégia tática e psicológica das baterias, pois o atleta passa a competir com todos os adversários de sua categoria, não somente com os oponentes que encontra dentro do mar.
Outra novidade do Circuito este ano é o aumento das ações dentro das faculdades, envolvendo não só os alunos competidores como também os praticantes e simpatizantes do esporte, grandes consumidores e formadores de opinião.
Festas, exposições, palestras e ações promocionais estão sendo realizadas nas principais faculdades de São Paulo até o final do ano, com atividades culturais, sociais, ambientais e esportivas como centro da programação.
Na praia, o calendário está previsto para as seguintes datas e locais:
· 20 e 21 de outubro – Guarujá – a confirmar
· 23 e 24 de novembro – Maresias
· 08 e 09 de dezembro – Riviera
De acordo com Zeni, foi uma maneira que a APSU e a FPS encontraram para manter o Circuito com três etapas e aproveitar a chegada do verão em algumas das praias mais badaladas de São Paulo.
As inscrições para a primeira etapa poderão ser feitas a partir do dia 01 de outubro nas lojas Star Point, e o universitário deverá apresentar seu Atestado de Matrícula, RG e preencher a Ficha de Inscrição. Atletas da categoria paulistana precisam também do Comprovante de Residência.
O 9º Circuito Paulista Universitário de Surf tem o patrocínio da Star Point e é uma realização da APSU em parceria com o IBRASURF e a FPS. Maiores informações no www.fluxexperiences.com.br ou pelo email surfuniversitario@fluxexperiences.com.br.