SuperSurf
A etapa número 50 da história do SuperSurf começa nesta quinta-feira (3/6) com grandes estrelas se apresentando logo nas primeiras baterias do dia em Stella Maris, Salvador (BA).
Bicampeão mundial do WQS, Neco Padaratz é um dos oito convidados para disputar as duas últimas vagas na triagem criada para quem não é do grupo dos 46 surfistas da Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional.
Victor Ribas é e também tem um título do WQS no ano que foi campeão brasileiro, 1997. Ele foi escalado para abrir a apresentação da elite nacional com o cearense Fábio Silva nesta quinta-feira na capital baiana.
Com o novo formato de competição implantado no SuperSurf 2009, sem repescagem, as baterias são todas realizadas no sistema homem-a-homem e eliminatórias.
Na primeira fase, 32 surfistas disputam passagem para enfrentar os 16 cabeças-de-chave na rodada de estréia dos mais bem colocados no ranking de entradas da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp). Ele iniciou a temporada com a classificação final de 2008 e vai sendo atualizado com os pontos conquistados a cada etapa.
Vitinho retornou ao grupo principal esse ano pelo ranking estadual do Rio de Janeiro e é uma das dezenove novidades na lista dos 46 da elite brasileira. Todos estrearam na primeira fase na abertura do SuperSurf 2009 na Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP).
Mas, três já conquistaram status de cabeça-de-chave para a segunda etapa, o carioca Pedro Henrique por ter ficado em terceiro lugar na semifinal e o alagoano Tânio Barreto e o cearense Edvan Silva, quintos colocados nas quartas-de-final. Em Salvador, eles folgam no primeiro dia, além do prêmio mínimo já ter subido de R$ 1.350 para R$ 1.700.
Os três rebaixaram o catarinense Diego Rosa, o paulista Bruno Moreira e o niteroiense Guilherme Herdy para a primeira fase.
O potiguar Danilo Costa, que foi vice-campeão na única etapa do SuperSurf realizada em Stella Maris em 2000, também perdeu sua condição de top-16 no Guarujá e vai enfrentar o vencedor das triagens na penúltima bateria programada para a quinta-feira em Salvador.
O niteroiense Bruno Santos é mais um dos 16 melhores de 2008 a entrar na primeira fase na Bahia. Isso porque ele não disputou a primeira etapa para ir defender seu título de campeão nos tubos de Teahupoo, no Tahiti.
Tops Baianos A vaga de cabeça-de-chave de Bruninho no Guarujá foi ocupada pelo baiano Flávio Costa, 17º lugar no ranking final do SuperSurf 2008. Ele novamente fará companhia ao conterrâneo de Ilhéus, Wilson Nora, na segunda fase da volta da Bahia ao calendário da Divisão Principal do Brasileiro.
Flávio Costa está na terceira bateria e Wilson Nora na sétima, depois da do vencedor da única etapa do SuperSurf em Stella Maris, Peterson Rosa, e antes da do atual campeão brasileiro, Gustavo Fernandes.
Além deles, o time baiano na elite nacional deste ano tem os estreantes Rudá Carvalho e Franklin Serpa, que com 20 anos de idade é o mais jovem entre os 46 integrantes da Divisão Principal do Circuito Brasileiro. Os dois competem na quinta-feira.
Rudá entra primeiro para enfrentar o catarinense Davi de Jesus na sétima bateria da primeira fase. Na décima, Franklin Serpa pega o experiente Guilherme Herdy, que por mais de 10 anos representou o Brasil no circuito mundial WCT.
Tarde em Itapoã E a Bahia ainda pode ter mais dois surfistas na chave principal entrando pela triagem do SuperSurf de Salvador que abre o primeiro dia. Bruno Galini saiu da elite no ano passado e disputa a primeira bateria com as feras Neco Padaratz, Yuri Sodré e Ricardo Ferreira.
Na segunda, Bernardo Lopes e Alandreson Martins tentarão uma dobradinha contra Márcio Farney e Leandro Bastos para chegarem à final da triagem em Stella Maris, que é vizinha da mais famosa Itapoã, imortalizada nos versos da música de Vinicius de Morais, com as duas praias tendo o Farol de Itapoã como limite.
A Volkswagen e a Nova Schin apresentam o SuperSurf 2009, o circuito nacional mais rico do mundo. Co-patrocínio: Nicoboco e Gol Linhas Aéreas Inteligentes. Apoio: Fluir e Waves.Terra. Desde sua criação no ano 2000, o Grupo Abril organiza a Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).
As cinco etapas são transmitidas pelos sites SuperSurf e Abrasp. As finais no domingo também passam ao vivo na ESPN Brasil. Esta segunda etapa na praia de Stella Maris também conta com importante apoio do Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, SUDESB e Catussaba Hotéis & Resorts, além da Federação Baiana de Surf (FBS).
Segunda etapa do SuperSurf 2009
Triagens
1 Ricardo Ferreira (SP), Bruno Galini (BA), Yuri Sodré (RJ) e Neco Padaratz (SC)
2 Márcio Farney (CE), Leandro Bastos (RJ), Alandreson Martins (BA), Bernardo Lopes (BA)
Primeira fase
1 Victor Ribas (RJ) x Fábio Silva (CE)
2 Fábio Carvalho (SC) x Diego Santos (SP)
3 Tomas Hermes (SC) x Jorge Spanner (RJ)
4 Adilton Mariano (CE) x Guilherme Ferreira (SC)
5 Saulo Junior (SP) x Hizunomê Bettero (SP)
6 Beto Mariano (SC) x Ulisses Meira (PB)
7 Davi de Jesus (SC) x Rudá Carvalho (BA)
8 Thiago de Sousa (CE) x Daison Pereira (RS)
9 Michel Roque (CE) x Danylo Grillo (SP)
10 Guilherme Herdy (RJ) x Franklin Serpa (BA)
11 Bruno Moreira (SP) x Halley Batista (PE)
12 Heitor Pereira (SP) x Péricles Dimitri (PR)
13 Diego Rosa (SC) x Bruno Santos (RJ)
14 David do Carmo (SP) x Marcelo Trekinho (RJ)
15 Danilo Costa (RN) x vencedor das triagens
16 Guga Arruda (SC) x 2º lugar das triagens
Segunda fase – cabeças-de-chave
1 Marco Polo (SC)
2 Edvan Silva (CE)
3 Flávio Costa (BA)
4 André Silva (CE)
5 Beto Fernandes (SP)
6 Peterson Rosa (PR)
7 Wilson Nora (BA)
8 Gustavo Fernandes (RJ)
9 Jano Belo (PB)
10 Odirlei Coutinho (SP)
11 Messias Félix (CE)
12 Tânio Barreto (AL)
13 Willian Cardoso (SC)
14 Jean da Silva (SC)
15 Pedro Henrique (RJ)
16 Renato Galvão (SP)
fonte: waves