A expectativa era de ondas gigantes, porém o Festival Tropical Brasil de Surf Universitário 2006 rolou com ondas medianas e regulares debaixo de muita chuva para definir as equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que agora participam da etapa final junto com outras equipes do Nordeste e Sudeste do país em Maresias (SP). O catarinense Bruno Cardoso, da universidade Cesusc, surfou com muito estilo para achar a vitória numa final bastante disputada.
A praia Mole, palco da beleza na Ilha da Magia, teve a reunião dos surfistas universitários, que esperavam um swell gigante para o evento. Contando com isso o IBRASURF, optou pela segurança e fechou parceria com o Salva Surf, grupo de resgate e salvamento para dar suporte aos atletas na competição. No primeiro dia de disputas o mar ficou com formação irregular e ondas pequenas, devido ao incessante vento que levou a frente fria para o sul do Brasil. Porém no domingo de decisões, a ondulação encostou proporcionando bons momentos e obrigando o Salva Surf entrar em cena para dinamizar as disputas do Festival Tropical Brasil de Surf Universitário.
O sistema de competição dos eventos do IBRASURF possui um diferencial, que acaba tornando as disputas mais justas, obrigando o atleta mostrar surf de alto desempenho para avançar as fases. Todos os atletas competem entre si, durante o Festival Tropical Brasil de Surf Universitário, as baterias eram de 30 minutos, somando as duas melhores notas em três rounds da primeira fase, ou seja, os atletas entraram na água três vezes para buscar as melhores ondas para o somatório final. As maiores pontuações classificavam um grupo de surfistas para a próxima fase, até chegar à grande final.
Na final universitário open, André Coutinho – atual presidente da Associação Catarinense de Surf Universitário (ACSU) abriu a bateria impondo forte ritmo, até que Bruno Silva e Bruno Cardoso entrassem em cena. Ricardo Tavares (Univali) foi conquistando seu espaço a cada onda até chegar à quarta colocação. Silva (Unisul) vinha ditando o maior número de high scores da etapa, mas nos 30 minutos finais do evento não achou boas ondas e terminou em terceiro.
Numa reação com estilo, Bruno Cardoso surfou primeiro uma esquerda com belas curvas e manobras no crítico. Em seguida, uma direita abriu para um surf perfeito que os juízes avaliaram como uma onda excelente. Foram dois high scores, que levaram Cardoso (Cesusc) para o topo do podium numa diferença de 16,00 contra 14,15 pontos de Coutinho (Unisul), segundo colocado.
Na categoria Expression Session, Caio Tavares (Unep), inverteu a rabeta e ganhou com a manobra mais radical. Já na categoria TAG TEAM, por equipes, os surfistas Rodrigo Farias, André Coutinho e Ricardo Tavares levaram a melhor faturando uma caixa de Flash Power e kit alucinante da Tropical Brasil.
Mesmo com condições pesadas, a categoria universitário feminino entrou em ação. Com o apoio perfeito do Salva Surf, Flaviana Kupzyck (Univali) e Antonia Wallig (Udesc) ganharam carona de jetski para varar a rebentação. Flaviana botou pra baixo e com uma nota 9.25, venceu a etapa. Antonia também fez bonito, mas não achou boas ondas para seu somatório, encerrando na segunda colocação.
O Festival Tropical Brasil de Surf Universitário 2006 é uma realização do IBRASURF, com patrocínio da Skol, Tropical Brasil e Star Point e apoio do Ministério do Esporte, CBS e Flash Power. Divulgação do waves.terra.com.br e Venice Mag. A etapa sul conta com a organização da Fecasurf, ACSU e ASPM.
Festival Tropical Brasil de Surf Universitário 2006
1ª etapa – 16 e 17 de setembro – Barra da Tijuca – RJ (definida)
2ª etapa – 30 e 01 de outubro – Vilas do Atlântico – BA (definida)
3ª etapa – 18 e 19 de novembro – Praia Mole – SC (definida)
4ª etapa (FINAL) – 13 a 17 de dezembro – Maresias – SP
RESULTADOS ETAPA SUL:
Universitário Open
1º. Bruno Cardoso (Cesusc)
2º. André Coutinho (Unisul)
3º. Bruno Silva (Unisul)
4º. Ricardo Tavares (Univali)
Universitário Feminino
1º. Flaviana Kupzyck (Univali)
2º. Antonia Wallig (Udesc)
TAG TEAM
1º. Equipe C (Rodrigo Farias / André Coutinho / Ricardo Tavares)
2º. Equipe A (David Husadel / Bruno Silva / Carlos Francisco)
3º. Equipe B (Caio Tavares / Rodrigo Alan / Yan Aguiar)
Expression Session
Campeão – Caio Tavares (Unep)