Big riders dropam em Sampa

Começou nesta quarta-feira, 16, a sexta edição do Congresso Brasileiro de Surf, que rola no Centro Olímpico Ibirapuera, em São Paulo.

O Congresso teve início com a cerimônia de abertura, que contou com a presença do Secretário de Esportes de São Paulo, Walter Feldmann, do coordenador de esportes radicais da capital paulista, Thiago Lobo, do presidente do CREF/SP, Flavio Delmanto, do presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva, o “Silvério” e o assessor político do deputado federal William Woo, Roberto Sekya, além da ilustre participação de Magic Paula, diretora geral do Centro Olímpico Ibirapuera.

Em seguida, rolou o 1º Encontro Paulista das Escolas de Surf, onde foi discutida a regulamentação dos profissionais que ensinam o esporte e da estrutura das escolas.

O ciclo de palestras começou com Alexandre Zeni, diretor do Ibrasurf, que contou sobre as ações do instituto e de como é possível conciliar o surf com a educação, a cultura e a consciência ambiental. Depois, foi a vez do professor Flavio Ascânio explicar aos presentes como os esportes de prancha podem ser incluídos na sala de aula, e de Thiago Lobo comentar as políticas públicas nos esportes radicais.

O evento foi fechado com uma mesa redonda para discutir a responsabilidade social e o papel do surfista nas ações de inclusão de portadores de necessidades especiais e cuidados com o meio ambiente.

Para esta quinta-feira, a expectativa fica por conta da participação do time de peso dos big riders brasileiros: Sylvio Mancusi, Haroldo Ambrósio, Romeu Bruno, Jorge Pacelli, Rodrigo Koxa, Alemão de Maresias e Rodrigo Monster Resende vão discutir quais são os limites do Big Surf e até onde o surfista pode ir em busca de grandes ondas, além de apresentarem imagens alucinantes para os presentes.

O especialista em apneia Christian Dequeker e o atleta de stand up paddle Alessandro Matero falam sobre "Treinamento para Surf" às 18h. Em seguida, Serginho Laus palestra sobre a Pororoca e a equipe Surfando na Selva. Os surfistas Sylvio Mancusi, Junior Faria, Picuruta Salazar, Paulo Kid e Amaury “Piu” Pereira conversam sobre a “Profissão Surfista”.

O Congresso Brasileiro de Surf vai até sexta-feira, das 14h às 22h, no Centro Olímpico Ibirapuera (Rua Pedro de Toledo, 1651 – Auditório A). Os interessados podem se inscrever no local. Mais informações pelo telefone (11) 5052-5011.

O 6º Congresso Brasileiro de Surf é uma realização do Ibrasurf em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, e tem o apoio da Associação Paulista de Surf Universitário (APSU), Star Point e Australia GO, Okilled, Surfista Doador e Federação Paulista de Surf.

Marilia Fakih


Comentários