Um encontro histórico para o surf universitário aconteceu nesta quinta-feira, 13 de agosto, na sede do Instituto Brasileiro de Surf (Ibrasurf). Atléticas das principais universidades paulistas estiveram reunidas para o Meeting de apresentação do 11º Circuito Paulista de Surf Universitário, que começa em setembro.
Representantes de universidades como USP, ESPM, PUC, FAAP, Mackensie, FMU, Belas Artes, UNIP, Unifesp, Fefisa, Mauá, Medicina Santo Amaro, Fecap, entre outras, compareceram na reunião, além do deputado federal William Woo, grande apoiador do surf universitário.
O encontro começou com a apresentação do Ibrasurf sobre o Circuito Paulista de Surf Universitário e o novo formato das competições. Em seguida, Marco Ferragina, presidente da Associação Paulista de Surf Universitário, e Michel Cardoso, vice-presidente, tomaram a palavra.
Neste ano, o campeonato coloca em disputa as categorias Masculino Paulistana, Masculino Open, Feminino, Formados, Longboard e Expression Session, numa batalha entre as universidades em busca de pontos no ranking.
Qualquer estudante universitário regularmente matriculado ou formado em qualquer curso de Ensino Superior devidamente reconhecido pelo MEC pode se inscrever no circuito. A partir de 2009, será obrigatória a apresentação da carteirinha da Liga Esportiva Universitária Paulista.
“O encontro foi proveitoso, nós tivemos a presença das principais faculdades de São Paulo e conseguimos atingir nosso objetivo de apresentar o circuito, movimentar as atléticas e fomentar o surf dentro das universidades”, afirmou Thiago Gafanhoto, coordenador de campeonatos do Ibrasurf.
“Este encontro foi histórico. O Surf Universitário nunca reuniu tantas atléticas interessadas em debater o esporte. O mais importante foi o apoio da Liga Esportiva Universitária Paulista, podemos afirmar que esta parceria começou com o pé direito”, revelou Marco Ferragina, presidente da APSU.
Outra novidade do Circuito Paulista Universitário para este ano é reserva de vagas na categoria Masculino Paulistana para algumas faculdades, que terão direito a quatro vagas exclusivas por etapa.
“Nesses 10 anos de circuito, algumas faculdades se destacaram pelo apoio e pelo grande número de atletas inscritos na competição. Por isso, este ano decidimos que a FAAP, Mackenzie, ESPM, UNIP, PUC, USP, Anhembi Morumbi, FGV, SENAC e FMU terão vantagem em relação a outras instituições. Caso as atléticas destas faculdades não confirmem presença até 20 dias de cada etapa, as vagas serão abertas para todo o Estado”, explica Gafanhoto.
“Essa reunião provou que o surf universitário tem muito o que contribuir com o esporte e que seus atletas podem ser comparados aos praticantes de qualquer outra modalidade. Pouca gente sabe o quão difícil é tomar uma série de dois metros em Maresias na cabeça levando o nome da faculdade nas costas”, completou Ferragina.
“Acredito muito no surf universitário, sempre apoiei e para mim é um prazer fazer parte deste circuito. Este ano, entrarei com o apoio através do Ministério do Esporte, o que dá um valor a mais para o evento”, finalizou William Woo.
O 11º Circuito Paulista de Surf Universitário terá a primeira etapa nos dias 26 e 27 de setembro em Itamambuca, Ubatuba. A segunda etapa, que define o campeão paulista universitário, acontece nos dias 28 e 29 de novembro na praia de Cambury, São Sebastião.
Em 2009, o circuito conta com a inédita parceria da Liga Esportiva Universitária Paulista, além do grupo Waves/Fluir e do deputado federal William Woo. A realização é do Ibrasurf e da Associação Paulista de Surf Universitário, com supervisão da Federação Paulista de Surf.
Marilia Fakih