OS PADRÕES E ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA DE SURFWEAR.

Este trabalho busca o entendimento da competitividade da indústria de surfwear em Santa Catarina. Utiliza-se como referencial analítico a noção schumpeteriana de concorrência, os tipos de estrutura de mercado propostos em oligopólios, os fatores determinantes na competitividade, sejam eles os empresariais, os estruturais e os sistêmicos, as forças competitivas que formam o ambiente de mercado e as estratégias competitivas e de inovação. E através deste referencial, desenvolvemos a abordagem sobre a indústria de surfwear no mundo, no Brasil e, em especial, em Santa Catarina. É apresentada a concepção sobre indústria de surfwear, os principais produtos ofertados pelo setor, e a organização de sua cadeia produtiva. Evidencia-se a articulação do setor com o pólo têxtil existente no Estado de Santa Catarina e as possíveis influências de um sobre o outro. Para a melhor compreensão do tema proposto, é aplicada uma pesquisa de campo em 12 empresas do ramo, onde se pretende elucidar, além das capacidades internas da firma, as influências do ambiente sobre sua posição competitiva.


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